Notícias

Alunos do Colégio Sesi de Arapongas visitam sistema de produção Cafezal como preparação para desafio sobre a preservação da água

Estudantes visitam unidade de tratamento de água

04/06/2013

Visita técnica de jovens de Arapongas faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente

Quarenta e quatro alunos no Ensino Médio do Colégio Sesi de Arapongas conheceram, na manhã desta segunda-feira (3), as unidades de captação e tratamento de água do Sistema Cafezal em Londrina. A visita faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, a ser celebrado nesta quarta-feira (5). Durante a semana estão programadas outras visitas, palestras e cursos.

Os estudantes de Arapongas, já familiarizados com o sistema da cidade onde moram, puderam comparar as dimensões da estrutura; os volumes – que são bem maiores; o uso de produtos químicos no tratamento e outras particularidades. A visita integra as atividades da oficina de aprendizagem sobre a água. O tema é abordado na escola de forma transversal, ou seja em todas as disciplinas, e inclui um desafio, que é responder como cada um deve agir para preservar a água de maneira sustentável.

Como o Sistema Sesi é interseriado, a turma que conheceu o Sistema Cafezal é formada por alunos do 1.º, 2.º e 3.º anos do Ensino Médio. “Eles já estiveram no sistema de produção de água de Arapongas quando cursavam as séries iniciais. Agora, estão cheios de perguntas porque concluíram levantamento bibliográfico e estão preparando a feira de experimentos com foco na água”, conta a professora de espanhol, Maria Cristina Rodrigues Feitosa.

O pai da professora, Messias Rodrigues Neto, foi empregado da Sanepar por cerca de 25 anos. Por conta do trabalho dele, Maria Cristina morou dos três aos nove anos de idade na captação do Ribeirão dos Apertados em Arapongas, e, por isto, estava nostálgica durante a visita na captação do Ribeirão Cafezal. “Eu amava a grama verde na porta de casa. A gente brincava, mas meu pai colocava limites, não podíamos chegar perto das bombas, por exemplo”, lembra.

Outro filho de sanepariano, o estudante do 1º ano, Gustavo dos Santos Martins, 14 anos, foi um dos que mais questionou os processos. “Eu já visitei a Sanepar várias vezes, pela escola e nos programas de férias organizados pela própria empresa. Hoje eu pude fazer várias comparações entre os sistemas de Arapongas e de Londrina. Foi muito interessante”, comenta o filho de Veralice dos Reis Martins, agente de suporte administrativo lotada na Unidade Regional de Arapongas.

Gustavo questionou a presença de poluentes na água do rio e foi esclarecido sobre o rigoroso controle de qualidade da Sanepar, desde a água captada até a distribuição nas residências. “É muito importante conhecer os processos. As pessoas, muitas vezes, só veem a torneira e não sabem que tratar a água exige grande planejamento, inclusive sobre os impactos no ribeirão. Toda a água que a Sanepar usa passa por medição segundo os limites do Ministério da Saúde, que asseguram que a água esteja potável para o consumo da sociedade”, diz Gustavo, relatando o que aprendeu.

Giovana Romão, 16 anos, aluna do 2.º ano do Ensino Médio, também já havia visitado a Sanepar quando criança. “Fiquei impressionada com a coloração e volume da água que chega. Observei o processo em todas as suas etapas e o trabalho da Sanepar até a água chegar na nossa casa”, conta. “A água é um meio básico para a sobrevivência. Aqui a gente vê o caminho e como se faz para tirar as impurezas para que ela fique potável”, comenta. Ela diz que procura economizar água.  “O melhor jeito de economizar é reduzir o tempo de banho, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes e evitar o desperdício, especialmente, quando vai lavar o quintal”, destaca.

Outras atividades – Estão previstas, outras três visitas técnicas ao longo desta semana nas unidades da Sanepar em Londrina. Nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, será realizada a capacitação de 70 professores da rede municipal de Londrina pelo Programa Pingo D’Água, do Consórcio para a Proteção da Bacia do Rio Tibagi (Copati). Na mesma data, haverá a palestra sobre o Uso da Rede Coletora de Esgoto para moradores do Conjunto Vista Bela, Região Norte. Este evento faz parte de uma parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina.

Na quinta-feira (6), empregados da Sanepar em Londrina participam de mais uma edição do programa Ecoprosa para debater a alimentação sem desperdício. Ainda na quinta-feira, acontece a palestra sobre o Uso Racional da Água aos beneficiados pela Campanha do Agasalho 2013, no Jardim Perobal.

 

 

 

Galeria

  • Alunos do Colégio Sesi de Arapongas visitam sistema de produção Cafezal como preparação para desafio sobre a preservação da água
  • Alunos do Colégio Sesi de Arapongas visitam Sistema de Produção Cafezal em Londrina
  • Professora Maria Cristina Feitosa morou na captação da Sanepar em Arapongas quando criança
  • Gustavo Martins: “As pessoas, muitas vezes, só veem a torneira e não sabem que tratar a água exige grande planejamento”
  • Giovana Romão: “O jeito de economizar é reduzir o tempo de banho e não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes"