Notícias

ETE Ouro Verde é eleita a melhor planta sustentável de saneamento do país

ETE Ouro Verde é premiada como a melhor estação sustentável de saneamento do país

20/04/2023

Projetos da Sanepar no setor de energia foram referência em evento nacional de biogás

A Estação de Tratamento de Esgoto Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, foi premiada como a melhor planta sustentável de saneamento do país, durante o 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, realizado em Foz, entre 18 e 20 de abril. A unidade da Sanepar trata o esgoto coletado dos moradores da região sul da cidade de forma sustentável e inovadora. Os projetos desenvolvidos na ETE têm foco na microgeração de energia distribuída híbrida, que é a aplicação conjunta de biogás, energia solar e hidroenergia.

“A Sanepar tem tradição na utilização do biogás e um potencial muito grande de aumentar esse uso devido ao alto volume de biogás que já produzimos nas estações de todo o Paraná. Isso traz benefícios ao meio ambiente e também contribuirá para a modicidade tarifária, como preconiza o marco do saneamento”, afirma o diretor-presidente da empresa, Claudio Stabile.  

A Companhia é pioneira em fazer aproveitamento energético do gás gerado nas estações de tratamento de esgoto. A ETE Ouro Verde foi a primeira do país a aderir ao sistema de compensação de energia elétrica, certificada pela ANEEL, com energia movida a biogás. Além dela, a ETE Belém, em Curitiba, gera energia elétrica a partir do lodo de esgoto que é processado na CS Bioenergia. E, na estação Atuba Sul, também em Curitiba, um gasômetro armazena o biogás que é utilizado para a secagem do lodo que posteriormente será utilizado como biomassa.

“Todo trabalho reflete um projeto de inovação com base no conceito de eficiência energética e economia circular”, explicou o gerente de Pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, durante apresentação dos projetos da Sanepar no Fórum.

Com financiamento do banco alemão KfW, a Sanepar está ampliando o uso da tecnologia de aproveitamento de biogás na geração de energia em mais oito estações de esgoto no estado.

VISITA TÉCNICA – Nesta quinta-feira (20), como programação do Fórum de Biogás, cerca de 40 profissionais da área de bioenergia de várias regiões do país visitaram a ETE Ouro Verde para conhecer o processo de tratamento aliado à produção de energia limpa. A estação tem capacidade de tratar até 70 litros por segundo de esgoto doméstico, atendendo 35 mil habitantes

Na Ouro Verde, há o aproveitamento de dois subprodutos da estação. No processo de geração de energia elétrica, a partir do biogás, o sistema tem um conjunto de motor, com 25 kW de potência nominal, combinado com placas solares e microturbinas hidráulicas instaladas na saída da ETE. A energia gerada e não consumida na ETE vai para a rede pública. Entre 2020 e 2022, foram compensados mais de 18,5 MWh de energia. O outro subproduto é o lodo do esgoto, que é higienizado e entregue à agricultura como fertilizante.

PROFISSIONAL PREMIADO – O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Collere Possetti, também foi premiado no 5º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano. Possetti conquistou o terceiro lugar entre os melhores profissionais do setor no país.

Galeria

  • ETE Ouro Verde é eleita a melhor planta sustentável de saneamento do país
  • Profissionais de várias regiões brasileiras conheceram os processos de tratamento de esgoto e produção de energia limpa desenvol