Notícias

Famílias visitam Expobel e conhecem Ecoexpresso

Famílias aprendem sobre saneamento e meio ambiente na Expobel

12/03/2020

Ônibus de educação ambiental da Sanepar permanece na exposição até domingo (15)

Cerca de 120 pessoas por dia visitam o Ecoexpresso na Feira Agropecuária e Industrial de Francisco Beltrão (Expobel), em Francisco Beltrão, desde o dia 7 de março. A maquete ambiental apresentada dentro do ônibus reproduz o sistema de saneamento de uma cidade. Mostra as principais questões que envolvem o abastecimento de água, coleta e tratamento do esgoto, resíduo sólido, e ficará exposta até domingo (15).

Neste ano, o Ecoexpresso está atraindo a atenção das famílias que visitam a Feira. Muitas crianças, que já conheciam o trabalho da Sanepar nas escolas, levaram os pais para conhecer a minicidade e mostrar a importância da atenção às mudanças climáticas e preservação do meio ambiente.

A maquete montada dentro do veículo mostra o percurso da água desde as nascentes, a formação de rios e das barragens para a captação de água, as etapas de tratamento da água, a distribuição nas cidades e nas pequenas localidades.

O visitante também poderá ver como é uma ligação intradomiciliar de esgoto, com a instalação de caixas de gordura e de inspeção, e saber da necessidade da correta ligação dos imóveis à rede de esgoto, de forma que a água da chuva fique restrita à galeria pluvial. As maquetes mostram ainda de que forma a gestão dos resíduos sólidos contribui para o equilíbrio do meio ambiente.

Nesta sexta-feira (13), as visitas ao Ecoexpresso podem ser realizadas das 14h às 22h, no sábado e domingo o horário de funcionamento é das 10h às 22h. O ônibus integra o estande da Sanepar na Expobel, que fica no Parque de Exposições de Francisco Beltrão. A entrada é gratuita. A Feira Agropecuária é organizada em parceria pela Prefeitura de Beltrão, Associação Empresarial (Acefb) e Sociedade Rural.

Galeria

  • Famílias visitam Expobel e conhecem Ecoexpresso
  • Ecoexpresso fica na Expobel até domingo (15)
  • Ecoexpresso fica na Expobel até domingo (15)