Notícias

Famílias consomem mais 2.000 litros de água por mês

28/12/2012

Consumo extra é suficiente para abastecer uma cidade como Maringá durante nove meses.

No verão o consumo de água tratada cresce em todo o Paraná. Em média, cada residência paranaense consome no período cerca de 2 mil litros de água a mais por mês. Em julho de 2012, a média foi de 9,8 mil litros, sendo que em janeiro havia sido de 11,7 mil litros. A Sanepar abastece mais de 10 milhões de pessoas que vivem em 345 dos 399 municípios do Estado.

O consumo a mais nos meses de verão corresponde ao volume consumido pelos 350 mil habitantes de Maringá, por um período de nove meses. A diferença entre o consumo de água no inverno e no verão, equivale a 1,65 milhão de caminhões-pipa (de 10 mil litros cada um).

Para atender o aumento na demanda nesta época do ano, a Sanepar investe permanentemente em obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água. Neste ano, por exemplo, o investimento nos sistemas de água ultrapassou R$ 152 milhões.

Apesar dos investimentos, a Sanepar recomenda que todos façam uso racional da água, evitando desperdício do produto - que é um recurso natural finito. Ações simples, como não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes ou reduzir em alguns minutos o tempo no banho, fazem muito bem ao meio ambiente e podem diminuir a conta no fim do mês.

 

DICAS PARA REDUZIR O CONSUMO DE ÁGUA

- Usar a água do tanque, ou da máquina em que foi lavada a roupa, para limpar calçadas e pisos.

- Reusar a água do último enxágue do tanque ou da máquina para regar jardim e grama.

- Lavar o carro usando a água em um balde. Você pode reduzir o consumo de água em até 300 litros.

- Reduzir o tempo no banho com o chuveiro aberto. Cinco minutos embaixo do chuveiro aberto consomem 70 litros de água.

- Reduzir o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Fechar a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxáge com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Verificar se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

- Reduzir a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água em que fez o último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- Varrer as calçadas com a vassoura antes de lavar. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.

- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Galeria