Notícias

Fórum Mundial termina com a divulgação da Carta de Foz

24/06/2013

Sanepar participou das discussões que teve como tema o Ano Internacional de Cooperação pela Água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foi uma das organizações que assinaram a Carta de Foz com as principais propostas discutidas durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente, realizado em Foz do Iguaçu nos dias 21 e 22 de junho. A carta tem 10 recomendações para o desenvolvimento sustentável.

O evento reuniu cerca de 500 lideranças empresariais, políticos e pesquisadores que participaram do ciclo de discussões que teve como tema principal “2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água”.

A ex-senadora Marina Silva falou, no encerramento dos debates, sobre sua preocupação com a crise ambiental e a redução crescente da água potável no planeta. Para ela, o Brasil, que é detentor de 11% da água potável e de 45% da matriz energética com energia limpa, deve liderar os novos debates para superar esta crise.

O governador Beto Richa disse que o Paraná está alinhado com estas propostas e destacou que, entre as ações realizadas pelo governo estadual que fazem parte da Carta de Foz do Iguaçu, estão o pagamento por serviços ambientais, a aceleração da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, diálogo com os movimentos ambientais e adoção de medidas para a melhoria constante da gestão ambiental.

Pagamento por serviços ambientais - A Sanepar foi a empresa anfitriã do workshop sobre Pagamento de Serviços Ambientais (PSA). O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, falou sobre a preocupação da empresa quanto à preservação de nascentes, mata ciliar e florestas e que isto está ligado às questões sobre o pagamento sobre serviços ambientais. “Este tema contempla o tripé da questão sobre sustentabilidade e a Sanepar e o Paraná têm sido pioneiros nesta questão”, comentou.

A ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, destacou a importância das discussões sobre a lei que vai regulamentar o pagamento sobre serviços ambientais, principalmente no estabelecimento de um sistema de medição adequado que atenda aos interesses de todos que terão o papel de preservar as águas e florestas. “Esta é uma discussão inovadora e o engajamento de todos é importante para a proteção dos serviços ambientais e para a construção de um modelo de gestão de modo inclusivo e com resultado”, disse a ministra.

De acordo com o deputado federal Arnaldo Jardim, que é relator do projeto de lei sobre o pagamento por serviços ambientais, a lei deve ser considerada como um instrumento de gestão ambiental e deve atribuir uma valoração aos serviços ambientais.

A Sanepar é pioneira no PSA, pois assinou um compromisso de pagamento por serviços ambientais por conta do licenciamento ambiental para a construção da barragem de Miringuava, localizada em São José dos Pinhais. Entre os compromissos ambientais assumidos pela empresa está o auxílio para os pequenos agricultores que têm propriedades nas margens da represa atuem na preservação ambiental. A barragem de Miringuava, que deve ficar pronta em 2016, terá 309 metros de comprimento e cerca de 26 metros de altura.

Personalidades - O encontro também contou a presença de personalidades conhecidas por defenderem as questões ambientais. Ativistas como o advogado norte-americano Robert Kennedy Jr., o oceanógrafo ambientalista Jean-Michel Cousteau e o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, participaram do encontro. Braga falou durante o painel “A crise Global da Água” sobre a necessidade de se garantir a segurança hídrica no país dando acesso a uma água de qualidade e em quantidade imprescindíveis para os seres humanos. Ele frisou a importância da articulação entre vários setores da sociedade para se traçar uma política eficiente sobre as águas, que ajude a melhorar a qualidade de produção, a distribuição e a redução do risco de catástrofes.

O Fórum foi promovido pelo Lide (Grupo de Líderes Empresariais) com o objetivo de incentivar a troca de experiências de gestão, fortalecendo o conceito de sustentabilidade para a preservação socioambiental. Participaram do Fórum o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, os diretores Antonio Carlos Belinati (Comercial), João Martinho Cleto Reis Junior (Investimentos), Flavio Luis Coutinho Slivinski (Jurídico), além de gerentes e técnicos da empresa.

 

Galeria