Notícias

Foto da Caixa Braço do Carvalho, nos Mananciais da Serra, que integra a exposição de José Luiz Carraro

Fotógrafo contribui para manter viva a história do saneamento

14/08/2015

Registros de José Luiz Carraro revelam caminhos do primeiro sistema de abastecimento de Curitiba. Fotografias serão expostas a partir desta sexta-feira (14), em Piraquara

A estrutura do primeiro sistema de abastecimento de água de Curitiba está sendo preservada com a ajuda do fotógrafo José Luiz Carraro. Desde 2006, ele vem se dedicando à conservação da memória do saneamento do Paraná. A partir desta sexta-feira (14), a Casa de Memória de Piraquara receberá 36 de suas fotografias. A exposição é apoiada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e segue até o dia 11 de setembro.

O sistema que funcionou de 1908 a 2004, abastecendo a população de Curitiba, está situado na área denominada Mananciais da Serra, no município de Piraquara. A região, na Serra do Marumbi, abriga um importante conjunto de nascentes onde estavam localizadas as captações de água e os reservatórios que compunham o sistema.

Carraro, que também se denomina um explorador, diz que seu objetivo é contribuir para que a história não se perca. Seu trabalho consiste em percorrer a mata em busca das histórias escondidas nela. Quando iniciou o registro fotográfico, encontrou caixas coletoras, ventosas e outros equipamentos que estavam escondidos em meio à vegetação.

A partir das suas descobertas, equipes da Sanepar e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão conseguindo manter preservada a história do sistema. “O objetivo é registrar a história e mostrar a importância que o sistema de abastecimento teve para a população local. Muitas famílias trabalharam em sua construção. Minha intenção é divulgar isso e incentivar que as pessoas conheçam os Mananciais da Serra e ajudem a preservar a área”, destaca.

Para a bióloga da Sanepar Ana Cristina do Rego Barros do Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, o trabalho de Carraro está sendo fundamental para preservar o patrimônio histórico do saneamento. “Conhecíamos alguns dos elementos do sistema e ele (Carraro) foi desvendando outros. Essa pesquisa, que resulta agora na exposição, nos dá mais subsídios para mantermos conservadas as estruturas desse primeiro sistema”, explica.

Carraro trabalhou na área bancária durante 30 anos. Depois de aposentado, começou a fotografar como passatempo.

Serviço
“Mananciais da Serra – Registros da História”
Local: Casa de Cultura de Piraquara
Avenida Getúlio Vargas, 67, Centro, Piraquara
Abertura: 14 de agosto, às 19h
Período da exposição: 17 de agosto a 11 de setembro

Galeria

  • Foto da Caixa Braço do Carvalho, nos Mananciais da Serra, que integra a exposição de José Luiz Carraro