Notícias

Alunos da Escola Estadual Francisco Villanueva, em Rolândia, plantaram mudas de árvores às margens do Lago San Fernando

Foz, Rolândia e Londrina cumprem mais uma etapa do projeto

06/12/2013

Em Castro, atividades serão realizadas neste sábado, dia 7

O Projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio encerra, nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a terceira etapa dos trabalhos em Foz do Iguaçu, Rolândia, Londrina e Castro. Alunos e professores do Curso Técnico de Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, o Colégio Agrícola de Castro, realizam neste sábado (7), junto com a equipe da Sanepar, o plantio simbólico de mudas nativas no Parque Lacustre da cidade. Na sequência, os participantes seguirão em caminhada. No percurso, serão alertados sobre a necessidade de preservar a bacia hidrográfica do Rio São Cristóvão-Tabuão, manancial de abastecimento da cidade.

Nesta sexta-feira (6), os alunos do Colégio Pioneiros, em Foz do Iguaçu, fizeram a limpeza e coleta de resíduos e apresentaram os primeiros resultados do trabalho de monitoramento da qualidade do Arroio Sanga Romão. No trabalho de limpeza do entorno e das margens do rio foram coletados 220 quilos de resíduos, compostos na sua maioria de plásticos, vidros e entulhos de construção.

O trabalho de coleta e limpeza teve a parceira da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que ficou responsável por dar destino adequado ao lixo encontrado nas margens do arroio. Empregados da Sanepar participaram como voluntários na limpeza do Arroio Sanga Romão.

“Com o projeto foi possível conscientizar os alunos sobre a importância de cuidar dos rios e também de não jogar dejetos. Eles puderam ver o que está contaminando e porque não se pode jogar estes dejetos no rio”, disse o professor Rodney Batista, responsável pelo projeto na escola de Foz. “Nós tivemos três pontos de pesquisa e foi possível identificar quais os mais críticos. Isto vai nortear os trabalhos que serão desenvolvidos no ano que vem”, afirmou o professor.

A estudante do 2.º ano do Colégio Pioneiros, Malu Alvarez, mora perto do Arroio e participa do projeto desde a primeira etapa. “Aprendi os males que o lixo causa na água, fiz análise no laboratório e vi tudo o que tinha na água. Todos os dejetos e o mal que isso causa”, disse.

NORTE DO PARANÁ – Em Rolândia, os alunos da Escola Estadual Francisco Villanueva concluíram nesta quinta-feira (5) a última coleta de água no Ribeirão do Ema e o plantio de mudas de 15 espécies diferentes de árvores às margens do Lago San Fernando, uma nascente do Ribeirão Cafezal. Como o lago é próximo à Escola Villanueva, os alunos poderão acompanhar o crescimento das mudas.

As primeiras coletas de água no Ribeirão do Ema, manancial de abastecimento da cidade, foram feitas em setembro e outubro. “Essas análises têm finalidade mais didática, para que os estudantes conheçam os padrões de avaliação da qualidade da água e façam a relação entre a água e a vida do seres aquáticos e humanos”, afirma a gestora ambiental da Sanepar, Andréa Fontes.

Os alunos puderam ainda comparar as diferenças de impacto causadas pelo manejo agrícola na qualidade da água, uma vez que as coletas da água foram feitas em épocas diferentes no calendário agrícola – em setembro, na colheita do trigo; em outubro, na preparação do solo para o plantio; e em dezembro com as culturas de soja e milho já plantadas. Em Rolândia, o projeto teve a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

Em Londrina, os alunos do 2.º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches fizeram a apresentação do projeto aos alunos do 1.º ano que darão continuidade ao trabalho em 2014. A troca de experiências foi realizada nesta sexta-feira (6). Durante o projeto, as coletas de água foram em pontos diferentes da Bacia do Ribeirão Cambé. O plantio das mudas foi às margens do Córrego Água Fresca.

Todas estas ações integram o projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que está sendo realizado em 21 cidades do Paraná e envolve 23 escolas. O projeto busca disseminar o conceito de sustentabilidade e como se aplica à qualidade e conservação dos recursos hídricos. O projeto é resultado da parceria entre Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente e Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

 

Galeria

  • Alunos da Escola Estadual Francisco Villanueva, em Rolândia, plantaram mudas de árvores às margens do Lago San Fernando
  • Foram retirados 220 quilos de dejetos do rio
  • Professores e alunos participaram da limpeza do Arroio Sanga Romão
  • Em Rolândia, alunos da Escola Francisco Villanueva concluíram a última coleta de água no Ribeirão do Ema