Notícias

Uso correto do sistema de esgotamento sanitário contribui para preservação ambiental

Gordura na rede causa 51% dos entupimentos de esgoto em Curitiba

22/01/2024

Em 2023, foram registradas 682 obstruções por mês em tubulação causadas por óleo de cozinha

 

O lançamento irregular de óleo de cozinha na rede coletora de esgoto é a principal causa de entupimento na tubulação da Sanepar em Curitiba. Em 2023, do total de obstruções, 51,26% foram causadas por gordura, com o registradas, em média, 682 por mês. Ou seja, quase 23 por dia. E a desobstrução desses casos teve um custo de R$ 2,35 milhões, em todo o ano passado, na capital.

O lançamento de gordura na rede pode ocorrer com o despejo direto de óleo usado nos ralos das pias das cozinhas ou pela falta da caixa de gordura nos imóveis, que tem a função de reter esse material e impedir que siga pela tubulação. A caixa de gordura é item obrigatório nos imóveis, conforme lei municipal Lei 13.634/2010 de Curitiba. Deve ser instalada na saída da água utilizada na pia e na máquina de lavar louças e antes de chegar à rede pública de esgoto. Os resíduos retidos devem ser removidos manualmente de forma periódica.

Para combater o problema, nos últimos anos, a Sanepar intensificou as vistorias técnicas nas ligações de esgoto dos imóveis, com orientações para moradores e donos de restaurantes sobre o uso correto da rede. A falta da caixa de gordura é a principal irregularidade. Nesse caso, o morador é notificado a fazer a instalação do equipamento e evitar a aplicação de multa.

As medidas levaram a uma diminuição de obstruções causadas por óleo na rede. Na última década, a Sanepar registrou uma queda no número dessas ocorrências em Curitiba. Em 2013, a média mensal era de 1.730 casos.

“O óleo de cozinha se solidifica na tubulação, causando entupimento. A obstrução da rede pode fazer com que o esgoto extravase e até mesmo volte para dentro dos imóveis. Usar corretamente a rede é uma atitude de preservação ambiental. Em Curitiba, 98% dos imóveis têm acesso à rede coletora. É um dos melhores índices do país. Mas é fundamental que a população faça uso correto desse sistema”, afirma o gerente geral da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Fabio Basso.

 

Galeria

  • Uso correto do sistema de esgotamento sanitário contribui para preservação ambiental