Notícias

Assinatura da ordem de serviço para início da obra em Pato Branco

Governador e presidente da Sanepar autorizam obras que ampliam serviço de esgoto sanitário em Pato Branco

15/12/2021

Investimentos de R$ 89 milhões vão atender moradores dos bairros São João, Vila São Pedro e Alto da Glória e afastar estação de tratamento da região central


O governador Carlos Massa Ratinho e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, assinaram nesta quarta-feira (15) a ordem de serviço da Sanepar que dará início à ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto em Pato Branco. O investimento de R$ 89 milhões vai levar o serviço aos moradores dos bairros São João, Vila São Pedro e Alto da Glória, além de afastar da região central da cidade a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está em atividade atualmente.

As obras devem ser iniciadas em 3 de janeiro, primeiro dia útil de 2022, e o prazo para finalização é de 540 dias. O índice atual de coleta e tratamento de esgoto em Pato Branco é de 80,3%, e passará para 82,3% com a conclusão das obras.

“Este convênio com a Sanepar vai atender famílias que há muito tempo sofrem com a falta da estrutura de saneamento básico. Com a assinatura da ordem de serviço, as obras, que são complexas, já estão liberadas”, afirmou Ratinho Junior.

O presidente da Sanepar, Claudio Stabile, explicou que as dificuldades técnicas para as obras no bairro São João – ruas estreitas que tornam difícil a escavação para instalação das tubulações – exigiram o uso de metodologia não-destrutiva, a cravação, sem a abertura de valetas.

“É um local realmente difícil, com ruas muito estreitas que demandam um trabalho diferenciado. Já havíamos feito duas licitações anteriormente que não tiveram interessados, mas agora a obra está garantida e começa em 3 de janeiro”, disse.

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, disse que a obra dará mais qualidade de vida melhor aos moradores desses bairros. “Quando se investe em saneamento, se cuida da saúde, da vida das pessoas”, afirmou.

OBRAS – O investimento contempla a construção da nova estação nas proximidades do Contorno Norte, a cerca de 15 quilômetros da atual. A ETE Pato Branco terá capacidade de 210 litros por segundo, mais um interceptor de 9,7 quilômetros.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Pato Branco também será ampliado com a execução de duas novas estações elevatórias de esgoto, instalações elétricas, 15 quilômetros de tubulações e 691 ligações para atendimento dos bairros São João, Vila São Pedro e Alto da Glória.

PRESENÇAS – Acompanharam a assinatura o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, os diretores da Sanepar Toco Zanetti (Comercial) e Leura Conte de Oliveira (Investimentos) e o deputado estadual Luiz Fernando Guerra.

Galeria

  • Assinatura da ordem de serviço para início da obra em Pato Branco