Notícias

Governo defende aumentar qualidade das classes dos rios do Paraná

25/08/2015

Sanepar participa das discussões sobre a classificação de rios como o Tibagi. Comitê tem representantes do governo e da sociedade civil

O Comitê da Bacia do Rio Tibagi aprovou nesta terça-feira (25), a proposta do Governo do Estado de enquadrar os rios da área de abrangência dessa bacia nas classes 1, 2 e 3, e de não ter mais classe 4. A mesma medida será defendida pelo Estado nos outros 11 Comitês de Bacias do estado.

“Nosso entendimento é de que não devemos aceitar a classe 4 até mesmo para não restringirmos os usos múltiplos dos rios, já que nessa categoria, eles não podem ser usados para quase nada, prejudicando o abastecimento público e a própria produção. Estabelecemos uma visão de futuro, que é bom para a natureza, para a sociedade e para o próprio setor produtivo”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski.

A classificação dos rios é uma forma de definir como será a qualidade de sua água e qual o uso pode ser feito dela. Essa classificação é definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e vai da classe especial à classe 4. Quanto maior a classificação, pior será sua qualidade de sua água e mais restritivo o seu uso. 

Pela resolução do Conama, apenas rios de classe especial e de reservas naturais, não podem receber esgoto. E, rios enquadrados como classe 4, são os únicos que não  podem ser usados, após tratamento da água, para consumo humano. A única possibilidade de uso para rios em classe 4 é navegação e fins paisagísticos.

“Nivelar para cima a qualidade dos rios é uma visão estratégica, pois quanto pior a qualidade, maior o custo de tratamento. Vamos direcionar investimentos para essas metas de melhoria sejam alcançadas”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche. “A preocupação da Sanepar com a qualidade dos nossos rios se reflete no reconhecimento do Anuário Valor 1000, que colocou a Companhia em primeiro lugar entre as empresas de saneamento do Brasil.” O prêmio foi entegue nesta segunda-feira (24), em São Paulo. Foram premiadas as empresas de melhor desempenho em 25 setores da economia brasileira.

No entanto, o secretário esclarece que só os Comitês de Bacia, que têm representantes do governo e da sociedade civil, têm soberania para definir o enquadramento dos rios. “O que vai prevalecer é a decisão dos Comitês”.

Na proposta de Resolução apresentada pelo Governo para atualizar o enquadramento dos rios da bacia do Tibagi, constam metas progressivas que deverão ser alcançadas até 2025, e finais, até 2035. “Nesse período, todos os rios deverão estar com a qualidade da água devidamente enquadrada na classe proposta”, disse o coordenador de Recursos Hídricos da Sema, José Luiz Scrocaro.

 

 

Galeria