Notícias

Lançamento do projeto Reserva Hídrica do Futuro

Governo, Sanepar e Município de Curitiba lançam Reserva Hídrica do Futuro

15/09/2021

Projeto prevê formação de um grande parque, com preservação de 150 km de rios, de fauna e de flora, assegurando água para o futuro

O Governo do Estado, a Sanepar, o Instituto Água e Terra (IAT), a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e o Município de Curitiba assinaram nesta quarta-feira (15) termo de cooperação técnica para a implantação do programa Reserva Hídrica do Futuro na Região do Umbará, na capital. Esta área integrará o projeto Reservas Hídricas nas Várzeas do Rio Iguaçu, proposto pelo Governo do Estado, na região que irá da Serra do Mar até o Porto Amazonas. O objetivo é formar uma infraestrutura hídrica num corredor de biodiversidade, com a preservação das cavas existentes com potencial de formação de lagos e também do entorno.

A Reserva Hídrica ocupará 20 mil hectares na Região Metropolitana abrangendo os municípios de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Piraquara, Lapa, Balsa Nova, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Porto Amazonas, beneficiando cerca de 3 milhões de habitantes. O projeto prevê a recuperação de 150 quilômetros de rios e a formação de 1.800 hectares de parques. Haverá ainda 50 km de ciclovias e a possibilidade de transporte por hidrovias. O projeto será implantando num período de 10 anos, com perspectiva de armazenamento de cerca de 50 bilhões de litros de água.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o corredor de biodiversidade será um dos maiores do mundo e irá promover o desenvolvimento econômico-sustentável. “A natureza está nos dando sinais de que precisamos ter ações de preservação. E este projeto vem responder a isso. A ideia nasceu em 2019 quando nem sabíamos que enfrentaríamos uma crise hídrica com essa dimensão. Começamos a planejar com a Sanepar a formação desse corredor de biodiversidade e águas, que irá também evitar invasões desordenadas”, disse o governador.

Segundo ele, o projeto vem se somar ao histórico de preservação ambiental do Paraná. “A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cita o Paraná como um exemplo de desenvolvimento sustentável para o mundo. Isso é fruto do trabalho do Governo do Estado e das prefeituras que entenderam a importância de termos um Estado que planeja desenvolvimento econômico e ambiental. Um Paraná mais verde.”

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, agradeceu o Governo e os Municípios pela parceria neste projeto que será um legado às próximas gerações. “Além da preservação hídrica, haverá conservação da fauna e da flora, agregando outros valores até para o turismo. Os efeitos serão bastante positivos para todos, com uma forte pegada socioambiental.”

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou que a Reserva Hídrica será um imenso parque, estratégico para a proteção de mananciais e a garantia de água para Curitiba. A Prefeitura de Curitiba já fez propôs alteração de zoneamento no trecho da Reserva Hídrica do Futura, inicialmente com quatro quilômetros de extensão ao longo do Rio Iguaçu. “Não existe uma Região Metropolitana B. Temos que nos unir e tornar a nossa Região Metropolitana mais sustentável e resiliente.”

PARTICIPANTES - Compareceram ao evento o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza; o diretor-presidente da Comec, Gilson dos Santos; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky; o diretor Comercial da Sanepar, Toco Zanetti; os prefeitos de Piraquara, Josimar Aparecido Knupp Froes; de Fazenda Rio Grande, Nassid Kassem Hammad; de Balsa Nova, Marcos Antonio Zanetti; e da Lapa, Diego Ribas; os vice-prefeitos de Curitiba, Eduardo Pimentel; de Pinhais, Rosa Maria Jesus Colombo; de São José dos Pinhais, Assis Manoel Pereira; a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias; Vitor Puppi, o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento de Curitiba; o presidente do IPPUC, Luiz Fernando Jamur; e o secretário de Governo de Araucária, Genildo Carvalho, entre outras autoridades.

Veja o vídeo do projeto.

Galeria

  • Lançamento do projeto Reserva Hídrica do Futuro
  • Governador Ratinho Junior e prefeito Rafael Greca
  • Governador Ratinho Junior e prefeito Rafael Greca
  • Diretor de Meio Ambiente, Julio Gonchorosky, diretor-presidente, Claudio Stabile
  • Diretor Toco Zanetti, vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e presidente Claudio Stabile