Notícias

Aterro de Cianorte é o primeiro do Paraná a obter a certificação ISO 14001

Guaporema e Indianópolis passam a destinar lixo ao Aterro de Cianorte

30/10/2015

Aterro da Sanepar também atende a população de Cianorte, Terra Boa e São Tomé

O Aterro Sanitário de Cianorte será o local de destino do lixo gerado pelos 4,4 mil habitantes de Guaporema e de Indianópolis. Os dois municípios passaram a dispor, neste mês, do serviço prestado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que é a responsável pela gestão do aterro. As cidades se somam a Cianorte, Terra Boa e São Tomé. Juntos, os cinco municípios estão destinando ao aterro 70 toneladas de resíduos sólidos por dia.

O material é compactado na quinta célula que entrou em funcionamento em maio deste ano. Com capacidade de aproximadamente 41 mil metros cúbicos, a célula do aterro é totalmente impermeabilizada com uma geomembrana de dois milímetros de espessura e possui estrutura de drenos horizontais e verticais para a eliminação do chorume e dos gases.

Em 13 anos de gestão pela Sanepar, o Aterro de Cianorte é o primeiro do Paraná a obter a certificação NBR ISO 14001:2004. É também o primeiro do Brasil, sob gestão de uma companhia estatal de saneamento, a obter o reconhecimento de que todos os seus processos são executados dentro do que preconizam as normas técnicas e ambientais. Para chegar ao estágio atual de reconhecimento, a Companhia precisou investir em muitas melhorias. Nessa primeira década, foram investidos mais de R$ 5 milhões.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Os gestores de educação ambiental da Sanepar vão realizar o trabalho de sensibilização ambiental com a população de Guaporema e Indianópolis. “Vamos elaborar um cronograma para que os moradores e estudantes das duas cidades visitem o aterro sanitário”, destaca o gerente de Resíduos Sólidos da Sanepar, Péricles Weber.

No Aterro de Cianorte, os visitantes têm a oportunidade de conhecer todo o seu funcionamento, por meio de visitas monitoradas, quando são conduzidos às células de disposição de resíduos, às lagoas de tratamento de chorume e à reserva legal, reflorestada com plantas nativas. Há também o espaço para desenvolver atividades de educação socioambiental. Lá, os visitantes são orientados a realizarem a correta separação dos resíduos domésticos, vivenciam dinâmicas relacionadas a temas como coleta seletiva e sustentabilidade.

Para a garotada, tem ações na esteira pedagógica de separação de resíduos – onde podem fazer a separação correta, tal como é realizada nas associações de catadores das cidades. Tem ainda jogos, como um tabuleiro ecológico, com informações e dicas de economia e preservação dos recursos naturais.

Galeria

  • Aterro de Cianorte é o primeiro do Paraná a obter a certificação ISO 14001
  • Agora são cinco municípios que dispõem do Aterro Sanitário da Sanepar