Notícias

Haverá curso para a comunidade de Imbaú

11/05/2015

Período de inscrições vai de 11 a 20 de maio, no CRAS

Estão abertas em Imbaú as inscrições para o Curso de Capacitação para Ligação Intradomiciliar de Esgoto. O curso é promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social e da Agência do Trabalhador. O objetivo da capacitação é auxiliar a comunidade a realizar a ligação interna do imóvel à rede coletora de esgoto. O sistema foi implantado recentemente na cidade.

“É uma oportunidade de proporcionar economia para a comunidade, uma vez que o próprio morador ou moradora poderá estar habilitado a fazer as instalações em seu imóvel e também para aquelas pessoas que não estão encontrando mão de obra para fazê-la”, afirma Crislaine Mendes, gestora da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar. “Com isso, mais rapidamente a população poderá fazer o uso do sistema de esgotamento sanitário, o que lhes garante melhor qualidade de vida”, diz.

O curso será realizado no próximo dia 23, um sábado, no Centro Comunitário do Bairro São Cristóvão, que fica na Rua Antônio Fernandes Vieira da Rosa. Estão sendo ofertadas 30 vagas para a comunidade. Não é necessário ter experiência prévia. A participação é gratuita. As inscrições devem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) até o dia 20 de maio.

O curso abordará desde os materiais necessários à ligação intradomiciliar de esgoto e como ela deve ser executada. Além disso, inclui informações sobre a importância do serviço de coleta e tratamento de esgoto e como o sistema deve ser utilizado de forma adequada. O curso será ministrado das 9h às 17h.

IMPORTANTE – Uma ligação de esgoto bem feita evita muitos problemas. Entre as orientações técnicas estão medidas bem simples. O esgoto que sai da pia da cozinha e da churrasqueira deve passar pela caixa de gordura antes de chegar à rede da Sanepar. Os resíduos armazenados nesta caixa devem ser retirados periodicamente, para evitar que entupam a rede e provoquem o retorno do esgoto para dentro da residência.

Não misturar o esgoto com a água da chuva também está entre as principais recomendações dos técnicos. Na rede da Sanepar, só pode ser lançado o esgoto. Se a água da chuva for lançada na rede de esgoto, pode provocar sobrecarga na tubulação e o esgoto pode retornar para dentro de algum imóvel. A água das calhas e ralos deve ser encaminhada para a galeria de água pluvial, instalada pela prefeitura.

Estas e outras recomendações sobre a ligação de esgoto estão sendo repassadas aos moradores de Imbaú por agentes a serviço da Sanepar que estão visitando todos os imóveis beneficiados pela obra de esgoto. As orientações também  estão disponíveis no Guia do Cliente da Sanepar, publicado no site www.sanepar.com.br em http://site.sanepar.com.br/clientes/guia-do-cliente

Galeria