Notícias

Caixa d’Água do Alto da XV: iluminada em rosa para homenagear as mães – Crédito: Maurílio Cheli

Homenagem às mães: caixa-d’água do Alto da XV estará rosa no domingo

12/05/2017

Com uma torre de 26 metros de altura, o Reservatório é de fácil visualização, no bairro Cristo Rei

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) deixa iluminado na cor rosa o Reservatório Elevado Cajuru neste domingo (14), em homenagem ao Dia das Mães. Conhecido popularmente como Caixa d’Água do Alto da XV, a construção fica em Curitiba e é um marco na cidade, servindo como ponto de referência e localização.

Com uma torre de 26 metros de altura, o Reservatório é de fácil visualização, estando localizado na movimentada Avenida Marechal Humberto Alencar Castelo Branco, no bairro Cristo Rei, próximo à Praça das Nações, e acima da trincheira que dá acesso à Avenida Victor Ferreira do Amaral. Sobre a trincheira há um recuo para observação do Reservatório e da cidade, sendo o recuo um ponto bastante visitado por turistas por oferecer uma vista panorâmica da capital.

A iniciativa é da equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar, que trabalha em prédio ao lado do Reservatório Cajuru. “Por ser esse um ponto de grande movimentação, a iluminação do Reservatório acaba chamando a atenção de muitos que passam. A iluminação é uma forma simples de mensagem à sociedade em relação a vários temas de interesse coletivo. Em outubro, por exemplo, o Reservatório fica rosa, em apoio à campanha internacional de combate ao câncer de mama. Neste domingo, nossa iniciativa é uma homenagem ao Dia das Mães. Sabemos a preocupação das mães com a saúde de seus filhos. A Sanepar também se preocupa com a saúde e qualidade de vida da população, cuidando rigorosamente da qualidade de seus serviços, da produção de sua água, do controle das operações”, explica o coordenador do CCO, Fábio Basso.

CAJURU - Inaugurado em 1945 e hoje desativado, o Reservatório foi cadastrado como Unidade de Interesse de Preservação (UIP) pela Comissão de Avaliação do Patrimônio Cultural (CAPC) da Secretaria Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Curitiba.

Vizinho ao Reservatório Cajuru, na Praça das Nações, a Sanepar mantém o mural de Poty Lazzarotto que conta a história do saneamento em Curitiba. Inaugurado em 1996, o “Painel da Sanepar”, com 23 metros de comprimento por 3 de altura, foi restaurado em 2015 e também é um ponto de circulação de pessoas na capital.

Galeria

  • Caixa d’Água do Alto da XV: iluminada em rosa para homenagear as mães – Crédito: Maurílio Cheli