Notícias

Também são vistoriados os Poços de Visitas e os Dispositivos Técnicos de Inspeção no passeio

Imóveis de Paraíso do Norte terão suas ligações de esgoto vistoriadas

16/05/2016

Ter um diagnóstico preciso da situação das ligações de esgoto em Paraíso do Norte, no Noroeste do Estado, motivou a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) a executar o trabalho de Vistoria Técnica Operacional (VTO). Serão vistoriados 1.323 imóveis, das 1.880 ligações existentes no município. Para esse trabalho a Sanepar contratou a empresa Cembra, que tem seus empregados uniformizados e com crachá, para facilitar a identificação junto aos moradores.

O resultado está melhorando todo o processo de tratamento de esgoto. Em um mês de trabalho já foram vistoriados mais de 450 imóveis, sendo que destes 85 encontram-se irregulares, porque não possuem a caixa de gordura. “Por lei é obrigatório o imóvel ter a caixa de gordura, para a retenção do produto, antes do lançamento no sistema de coleta de esgoto da Sanepar”, destaca o gerente regional, Arnaldo Giovani Rech.

Entre as irregularidades nas ligações de esgoto também estão constando ligações sem caixas de inspeção, ou ainda, ligações com entrada de água de chuva na rede coletora de esgoto, ou vice-versa, entre outros tipos. Os agentes da Cembra realizam os testes despejando corantes nos Poços de Visitas (PVs) e nos Dispositivos Técnicos de Inspeção (DTIs). Também estão orientando os moradores quanto uso e vedação correta da caixa de gordura, apontamento para as soluções das irregularidades e o bom uso e manutenção do sistema de esgoto.

Ao encontrar irregularidade na ligação de um imóvel, o cliente é notificado para que proceda a regularização no prazo de 30 dias. Após esse período é realizada uma segunda vistoria, caso o problema não tenha sido corrigido é cobrado, na próxima fatura da Sanepar, o valor de R$ 27,48. Assim que sanada a irregularidade na ligação a cobrança será retirada das próximas faturas.

Galeria

  • Também são vistoriados os Poços de Visitas e os Dispositivos Técnicos de Inspeção no passeio
  • Entre as irregularidades está a ausência de caixa de gordura no imóvel