Notícias

Incêndio destrói Casa da Memória instalada nos Mananciais da Serra

Incêndio destrói Casa da Memória instalada nos Mananciais da Serra

21/08/2015

Perícia vai indicar a causa do incêndio

Um incêndio, de causa ainda não apurada, destruiu na noite desta quinta-feira (20) a Casa da Memória instalada nos Mananciais da Serra, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Construída em madeira, em 1935, a casa integrava o patrimônio histórico da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Reformada em 2009, era a última das sete unidades da Vila Operária, nas quais durante muitos anos residiram os funcionários que operavam o sistema de abastecimento, construído em 1904. A Casa da Memória, a maior de todas, foi ocupada pelo feitor dos serviços.

Atualmente, a Casa da Memória abrigava a exposição sobre a história do abastecimento público de água em Curitiba, antes e depois da construção do Sistema Carvalho, que por gravidade – usando a tubulação instalada na Estrada do Encanamento - mandava água da Serra do Mar para o Reservatório Alto São Francisco, no Bairro Mercês, em Curitiba. A Sanepar possui cópia da exposição.

“A maior perda é a casa, que possuía valor histórico inestimável”, lamenta a gestora ambiental Ana Cristina do Rego Barros, responsável pelas atividades permanentes desenvolvidas por estudantes, escoteiros e ambientalistas no Centro de Educação Ambiental da Sanepar (CEAM). A Casa da Memória era uma das unidades do CEAM.

A Sanepar registrou Boletim de Ocorrência e aguarda os resultados da perícia para identificar a causa do incêndio.

Galeria

  • Incêndio destrói Casa da Memória instalada nos Mananciais da Serra