Notícias

Foto: Michel Willian / AEN

Índices de saneamento em Curitiba são destaque nacional mais uma vez

24/04/2017

Desta vez, no ranking das melhores capitais para se viver, divulgado pela Revista Exame

Curitiba é considerada a melhor capital do país em saneamento básico, de acordo com o último ranking do Instituto Trata Brasil. Agora, a capital do Paraná ganha destaque novamente. Desta vez, foi considerada a melhor cidade para se viver entre as capitais brasileiras. Em levantamento feito pela consultoria Macroplan, os índices de Curitiba de saneamento, sustentabilidade e em saúde são melhores que de outras capitais brasileiras.

O levantamento analisou municípios com mais de 266 mil habitantes e 16 indicadores, divididos em quatro áreas: saúde; educação e cultura; segurança; saneamento e sustentabilidade. Considerando as quatro áreas, na avaliação geral, Curitiba levou a melhor e ficou em 1º lugar entre as todas as cidades avaliadas.

Nas áreas de saúde, saneamento e sustentabilidade a capital paranaense também ficou em 1º. Em Curitiba, 100% da população é atendida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) com água tratada. Segundo a pesquisa, a pior cidade para se viver é Macapá (AP). Lá, apenas 36,4% dos moradores têm água encanada. Curitiba também tem o melhor índice de coleta de esgoto: mais de 70%, sendo que todo o esgoto coletado é tratado.

O ranking foi divulgado pela Revista Exame. O desempenho das capitais e as fontes utilizadas na pesquisa podem ser consultados aqui.

Galeria

  • Foto: Michel Willian / AEN