Notícias

A recomendação é para que a complementação do nível das piscinas seja feita antes das 10h ou após as 22h

Infraestrutura é suficiente para abastecer moradores e veranistas

23/12/2014

Eventual falta de água pode ocorrer por desperdício ou excesso de consumo. Piscinas plásticas exigem cuidado especial

Quem mora nas cidades atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e aqueles que vão passar os dias de feriado de Natal, de Ano Novo e o período de férias de verão no Litoral poderão contar com a complexa estrutura da Companhia na produção e distribuição de água tratada. A infraestrutura disponível em Pontal do Paraná, Guaratuba, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes é suficiente para atender moradores e veranistas, de forma permanente. Eventuais desabastecimentos podem ocorrer nos dias de pico, como no Reveillon, devido ao desperdício e ao uso inadequado da água.

Para lembrar aos clientes a importância do uso racional da água, a Sanepar vai distribuir folhetos e outros materiais informativos que abordam temas importantes, como o uso das piscinas. A recomendação é para que a complementação do nível das piscinas seja feita antes das 10h ou após as 22h. As piscinas plásticas exigem mais cuidados para evitar desperdícios.

Considerando que, no período de alta temporada, no Litoral a média de consumo é de aproximadamente 200 litros, ovolume de água necessário para encher uma piscina com capacidade para 10 mil litros (10 m³) é equivalente ao consumo diário de 50 pessoas ou ao consumo médio mensal de uma família de até 4 pessoas. Uma piscina de 5 mil litros equivale ao consumo diário de 25 pessoas e uma piscina de mil litros (1m³) contém água suficiente para atender o consumo de 5 pessoas por dia. “A troca constante da água das piscinas pequenas pode contribuir para o desequilíbrio do sistema de abastecimento”, alerta o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.

Romilson diz que a produção de água é suficiente para abastecer todos os clientes. “Por conta do excesso do consumo, em determinados horários ou regiões, pode não haver pressão para a água subir até o reservatório domiciliar (caixa-dágua), mas o produto estará disponível no cavalete”.

COMO ECONOMIZAR – Não é necessário trocar a água da piscina diariamente. Para manter a qualidade da água, basta adicionar uma colher de água sanitária para cada mil litros e cobrir a piscina quando não estiver em uso.

Fechar a torneira ao escovar os dentes, fazer a barba, ensaboar as mãos ou a louça são atitudes importantes para evitar o desperdício de água. A ducha, após o banho de praia, deve ser rápida. A Sanepar também orienta a população a limpar as calçadas com vassoura para tirar a areia, folhas e outros materiais. A água da mangueira não deve ser utilizada para “varrer” a sujeira.

 

Galeria

  • A recomendação é para que a complementação do nível das piscinas seja feita antes das 10h ou após as 22h
  • As piscinas plásticas exigem mais cuidados para evitar desperdícios