Notícias

Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar recebe comitiva da Imasul, Sema e IAP

Instituto do Mato Grosso do Sul conhece projeto para o Miringuava

04/09/2015

Comitiva do Instituto Ambiental tem interesse nas ações a ser desenvolvidas com os moradores da área da barragem

Técnicas do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), conheceram nesta quinta-feira (3), na Sanepar, o Plano de Comunicação Social e Educação Ambiental desenvolvido para o Projeto Básico Ambiental (PBA) do Miringuava – pré-requisito para o licenciamento e construção da futura barragem, que vai armazenar água para abastecer Curitiba e Região Metropolitana.

As educadoras ambientais do Imasul, Eliane Maria Garcia e Heloísa Pincela Vasconcelos, foram recebidas na Sede da Companhia pelo diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Luciano Machado. Elas estavam acompanhadas da chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (Sema), Danielle Teixeira Tortato, da educadora ambiental Magali Fontana (Sema), da socióloga do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Noeme Moreira de Oliveira, além dos educadores socioambientais da Sanepar, Carmem de Brito Muller, Daisy Maia e Irineu Bomfim.

Após apresentar um rápido panorama da empresa ao grupo, o diretor destacou a riqueza de ações e pesquisas em desenvolvimento pelo corpo técnico da Sanepar, que somadas aos esforços e investimentos em educação ambiental, têm trazido grandes resultados. Citando os projetos de reclassificação de rios, e de revitalização do Rio Iguaçu, Luciano reforçou a importante relação de cooperação e parceria com órgãos como SEMA e IAP: “Cada qual cumprindo seu papel, mas agindo de forma complementar, permite compartilharmos uma mesma visão de futuro para o Estado: de recuperação e conservação dos mananciais no Paraná”. O diretor reconheceu ainda, a importância dos trabalhos de Educação Ambiental conjuntos, preventivos e de longo prazo, como peça chave neste processo.

A Barragem do Miringuava, localizada no município de São José dos Pinhais, ocupará uma área com 431 hectares. No final da obra, em 2016, terá capacidade de armazenamento de 38 bilhões de litros de água. Considerando sua Área de Preservação Permanente, ocupará 950 hectares. A obra vai beneficiar 2,9 milhões de habitantes da Região Metropolitana de Curitiba, garantindo a demanda do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (Saic) para os próximos 15 anos.

Para reduzir os impactos do empreendimento, a Sanepar está implantando programas ambientais na região. Alguns destes, pioneiros no Brasil, envolvem vasto plano de ações, já em execução desde 2011. O grupo também conheceu a maquete da barragem do Miringuava, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava e os relatórios das atividades de educação ambiental em desenvolvimento no PBA.

As técnicas também visitaram a área onde será construído o eixo da barragem e mantiveram contato com moradores reassentados no entorno, para conferir os resultados práticos do trabalho de educação ambiental em execução na região.

“O projeto do Miringuava é considerado modelo pela Sema e pelo IAP, porque traz um belo exemplo de conscientização ambiental e envolvimento da comunidade local por meio da educação não formal. É o trabalho no dia a dia das pessoas que transforma a realidade dos moradores na prática”, explicou a socióloga Noeme Oliveira.

Galeria

  • Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar recebe comitiva da Imasul, Sema e IAP
  • Comitiva com técnicas do Mato Grosso do Sul na sede da Sanepar, em Curitiba
  • Moradores do entorno da barragem recebem equipe
  • Técnicas conhecem maquete e projeto na Estação de Tratamento de Água Miringuava