Notícias

Interligação de redes afeta abastecimento em Ponta Grossa

05/11/2014

População pode colaborar, utilizando a água de forma racional, sem desperdiçar

Nos próximos domingo (9) e segunda-feira (10), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) dará continuidade às obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Ponta Grossa. No domingo, a empresa realiza as obras de interligação na captação do Rio Pitangui, manancial responsável por 60% do abastecimento da cidade. Com isso, o sistema irá operar com capacidade de produção de água tratada restringida, o que exige que sejam adotadas manobras no sistema de abastecimento. Na segunda-feira haverá mais uma etapa de interligações no Bairro de Uvaranas.

O anúncio quanto à realização das obras foi feito na manhã desta quarta-feira (5), pelo gerente geral da Sanepar da Região Sudeste, Antonio Carlos Gerardi, em entrevista coletiva. “São obras de grande complexidade e de extrema importância para o sistema de abastecimento de Ponta Grossa, pois a partir destas interligações no Rio Pitangui teremos a capacidade de produção aumentada em torno de 20%”, afirmou.

Segundo o gerente, com estas intervenções, o sistema de abastecimento de Ponta Grossa estará preparado para acompanhar o crescimento da cidade. “Contamos com o apoio da população para que, nestes dias, seja realmente priorizado o uso da água tratada para as atividades essenciais, colaborando com toda a cidade”, alerta. Gerardi explica que, com isso, os imóveis que têm caixa-d’água compatível com o consumo do imóvel terão menos risco de ficar sem água.

As interligações na captação do Rio Pitangui permitirão um incremento na capacidade de produção de água tratada dos atuais 950 litros por segundo para até 1150 litros por segundo. Além disso, o reforço estrutural da adutora e a instalação de equipamentos como válvulas, ventosas e registros representam maior segurança e controle operacional do sistema. Já a obra de reforço da rede de distribuição de Uvaranas compreende a instalação de aproximadamente 6 km de adutora de água tratada e equipamentos de automação na rede de distribuição. Ao todo, são mais de 40 pontos de interligação que vêm sendo executados ao longo do ano e já estão, gradativamente, repercutindo na melhora do abastecimento naquela região.

Cerca de 60 trabalhadores estarão diretamente envolvidos na execução dos serviços nos dias 9 e 10 de novembro, que são considerados de alta complexidade. Todas as medidas estão sendo tomadas para garantir a segurança dos trabalhadores e para que a regularização do abastecimento ocorra dentro da programação.

De acordo com Gerardi, as obras de ampliação do sistema de abastecimento terão continuidade, porém as intervenções no abastecimento serão de menor porte se comparadas às que serão realizadas no início da próxima semana.

MANOBRA – No domingo (9) permanecerão com o abastecimento regular apenas a região de Uvaranas e o Centro. Todos os demais bairros ficarão com o fornecimento de água tratada interrompido entre as 5h da manhã de domingo (9) e as 5h da manhã de segunda-feira (10), quando se inicia a retomada do abastecimento. A normalização só deve ocorrer no fim da noite.

A partir das 5h da manhã de segunda-feira (10), o abastecimento ficará prejudicado para a região de Uvaranas, que terá o abastecimento regularizado na madrugada de terça-feira (11).

Os clientes que tiverem dúvidas sobre os serviços da Sanepar poderão entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 115 ou através do site www.sanepar.com.br .

Galeria