Notícias

Jogo virtual da Sanepar que estimula uso consciente da água ganha o Litoral neste verão

05/01/2024

Aplicativo tem conteúdos traduzidos para Libras e interface adequada a quem tem baixa visão ou daltonismo

A Estação Sanepar, no Litoral, está disseminando o aplicativoBora Sanepar, que ensina de forma divertida noções de saneamento, consumo consciente, pegada hídrica, bacia hidrográfica e outros temas relacionados ao meio ambiente. O aplicativo tem interface acessível, com contraste de cores adequada para pessoas com baixa visão e daltonismo, adaptação para uso do leitor de tela, além de outros recursos. As imagens têm descrição e os conteúdos são traduzidos para Libras.

“O Bora Sanepar é um jogo virtual com desafios educativos que estimulam o aprendizado sobre assuntos muito importantes para a vida. Ele é interativo e acessível, com conteúdo educativo elaborado a partir de pesquisa com professores, de modo a atender à Base Nacional Curricular Comum e aos princípios e diretrizes da educação ambiental, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. O aplicativo foi pensado para crianças em idade escolar, mas também pode ser interessante para adolescentes e adultos”, explica a gestora ambiental da Sanepar, Rosélis Presznhuk.

CONSCIÊNCIA – O jogo demanda escolhas do usuário a serem tomadas em diferentes situações em casa, na cidade e na bacia hidrográfica. As opções são pontuadas de acordo com as consequências individuais e coletivas de cada escolha. O aplicativo apresenta 12 personagens para avatar, inspirados nos ODS e com características muito diversas, que geram identificação com o jogador. Uma das heroínas do aplicativo é a mascote da Sanepar, a Sane. Neste verão, a heroína está participando das atividades da Estação Sanepar no Litoral.

 

O Bora Sanepar está disponível gratuitamente para celulares e tablets com sistema operacional Android. 

 

FOTOS:

Legenda 1 - Aplicativo Bora Sanepar: aventura educativa sobre saneamento, meio ambiente e ODS (Fubá/Sanepar)

Legenda 2 - Aplicativo Bora Sanepar: disponível para Android (Fubá/Sanepar)

 

 

Galeria