Notícias

Para Bueno, o empreendimento beneficia futuras gerações

Lançada a Pedra fundamental do Centro de Educação em Cascavel

02/06/2014

Espaço será implantando nas margens do Lago Municipal de Cascavel, no Parque Paulo Gorski

O lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Ambiental marcou a abertura das comemorações da Semana do Meio Ambiente em Cascavel. A cerimônia ocorreu nas margens do Lago Municipal, onde será construído o espaço para a realização de atividades de educação socioambiental. Participaram da cerimônia o vice-prefeito Maurício Theodoro, o gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Carlesso, autoridades municipais, estudantes e a Banda da 15.ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

“Investir em educação ambiental é dar energia para que todos possam cuidar do planeta”, disse o vice-prefeito Maurício Theodoro. Ele também destacou os investimentos em saneamento básico que a Sanepar está aplicando no município, para atingir 80% no índice de atendimento com coleta e tratamento do esgoto.

A construção do espaço educacional tem a parceira da Sanepar, da Prefeitura Municipal de Cascavel e do Rotary Internacional. O Centro terá módulos distintos que farão alusão à água, floresta e terra. O projeto prevê 500 metros quadrados de área construída, com auditório, espaços para exposições, salas de aula e de reuniões. Com investimento de cerca de R$ 1 milhão, ele servirá de ferramenta de sensibilização, mobilização e reflexão da sociedade para conceitos e práticas sustentáveis, com foco na conservação dos recursos hídricos.

A O projeto foi desenvolvido pelo Escritório Verde da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPr) e utilizará tecnologias sustentáveis, como o reaproveitamento da água da chuva, o uso de matéria prima sustentável e a utilização da energia solar. “Neste Centro deverão ser desenvolvidos projetos e atividades que possam beneficiar as futuras gerações”, afirmou o gerente geral Renato Mayer Bueno.

O Centro estará aberto também para eventos socioambientais e de saúde pública, promovidos por instituições públicas, ONGs e pela própria sociedade.

PROGRAMAÇÃO – A programação da Semana do Meio Ambiente continua na terça-feira (3) com o plantio de mudas no bairro Santa Felicidade, às 9 horas, e com uma caminhada no Lago, às 18 horas. Na sexta-feira (6), a partir das 9 horas, será feita a limpeza do Rio Cascavel, no bairro Turisparque. E no sábado, das 8h30 às 12 horas, acontece o Pedágio Ecológico, no Calçadão da Avenida Brasil, com a distribuição de mudas, porta lixo para carro, folhetos de cunho educacional e de orientação.

Galeria

  • Para Bueno, o empreendimento beneficia futuras gerações
  • “Investir em educação é cuidar do planeta”, afirma o vice-prefeito de Cascavel
  • Alunos participam das comemorações da Semana do Meio Ambiente
  • Placa marca o lançamento da pedra fundamental do Centro de Educação Ambiental