Notícias

Leituristas da Sanepar auxiliam no combate à dengue

01/03/2011

Denúncias de foco do mosquito podem ser feitas pelo telefone 115

Os leituristas da Sanepar em Londrina vão distribuir, junto com a conta de água, folhetos com informações, dicas e cuidados para eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A conta também terá, impressa, uma mensagem de alerta: “Elimine o foco, antes que a dengue pegue você". A cidade registrou 1.089 casos da doença neste ano, a maior incidência no Paraná.

Cada leiturista, usando uma camiseta onde se lê “Não viva perigosamente. Acabe com a dengue” visita, em média, 330 imóveis por dia e o objetivo é levar as informações, em um mês, a todos os 142 mil imóveis residenciais e comerciais do município.

Na semana passada, os empregados da Sanepar de Londrina participaram de uma palestra sobre formas de combate à dengue.Os folhetos, produzidos pela Prefeitura Municipal de Londrina, mostram como o mosquito se reproduz, formas de prevenção e as manifestações da doença, que pode levar à morte. Aos sábados, os leituristas e agentes administrativos da Sanepar estão fazendo mutirão nas próprias unidades da empresa para vistoriar possíveis pontos de acúmulo de água.

Em fevereiro, durante encontro do governador Beto Richa na Associação Comercial e Industrial de Londrina, a Sanepar apresentou o projeto “Acabe com a Dengue”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura. Atendentes e leituristas da empresa estão usando camisetas da campanha e o telefone 115 da Sanepar está recebendo denúncias de focos do mosquito. Os casos são encaminhados para a Vigilância Sanitária.

“Junto com a Prefeitura, estamos trabalhando na conscientização da população, com a distribuição de folhetos e na busca de focos do mosquito nos imóveis durante a leitura do hidrômetro. Nosso pessoal está sendo preparado para prestar todo tipo de esclarecimento sobre a dengue”, explica o gerente regional da Sanepar em Londrina-Cambé, Oscar Fernandes.
 

COMBATA A DENGUE

— Mantenha a caixa d'água bem fechada. Coloque também uma tela no "ladrão" da caixa d'água.
— Lave toda semana, com escova e sabão, os tanques que armazenam água.
— Remova tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas.
— Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta.
— Troque a água dos vasos de plantas aquáticas e lave-os com escova, água e sabão uma vez por semana.
— Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada.
— Mantenha bem tapados tonéis e barris de água.
— Lave por dentro com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa.
— Não deixe a água da chuva se acumular sobre a laje.
— Se você não colocou areia no pratinho da planta, lave-o com escova, água e sabão uma vez por semana.
— Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias.
— Feche bem o saco de lixo e deixe-o fora do alcance de animais.
— Assista a vídeos e ouça o jingle da campanha em www.paranacontradengue.pr.gov.br

Fonte: www.saude.pr.gov.br

 


 

Galeria