Notícias

Os participantes puderam conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto

Lideranças recebem informações sobre as obras de esgoto em Arapoti

15/05/2014

Grupo terá a tarefa de orientar população sobre saneamento ambiental nas comunidades em que atuam

Um curso de formação sobre saneamento ambiental reuniu, em Arapoti, professores da rede estadual, municipal e particular de ensino, equipe da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Promovido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o curso integra o trabalho de intervenção socioambiental desenvolvido pela empresa nos municípios que recebem investimentos em coleta e tratamento de esgoto.

Realizado nesta semana, o objetivo do curso de formação das lideranças comunitárias é disseminar informações sobre o saneamento ambiental. Estas pessoas serão multiplicadoras do processo para toda a comunidade beneficiada pelas obras de esgoto. “A proposta é despertar para a compreensão do saneamento ambiental e seu impacto na proteção do meio ambiente, em especial sobre os recursos hídricos. Com domínio das informações, eles poderão repassar o conhecimento adquirido nos espaços em que atuam dentro das comunidades”, comenta Crislaine Mendes, da Unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, que coordenou os trabalhos. 

A programação do curso incluiu a apresentação da Política Nacional de Saneamento Ambiental e a Política Nacional de Recursos Hídricos, Saneamento e Saúde Pública, Gestão de Resíduos Sólidos e uma visita orientada em uma das Estações Elevatórias de Água Tratada e na Estação de Tratamento de Esgoto do Município. 

TRABALHO CONTÍNUO - A formação das lideranças comunitárias é complementar ao trabalho das visitas domiciliares que a Sanepar vem desenvolvendo no município e também às reuniões comunitárias realizadas com os moradores dos bairros beneficiados. Em Arapoti, desde o início das obras, em 2013, já foram realizadas as 1.355 abordagens domiciliares de sensibilização ambiental e duas reuniões comunitárias.

OBRAS - As obras irão integrar 1.355 famílias de Arapoti ao sistema de esgotamento sanitário. Elas incluem a ampliação da estação de tratamento de esgotos, a instalação de 20,5 quilômetros de redes coletoras e mais 6,3 quilômetros de tubulação, entre coletores tronco de efluentes, linhas de recalque e emissários, além de duas estações elevatórias de esgoto. Com prazo de 720 dias para execução, estão sendo investidos R$4,6 milhões neste empreendimento.

“De 2011 até agora, são R$5,3 milhões investidos em saneamento em Arapoti”, destaca o gerente regional da Sanepar, Juarez Wollz. “Os investimentos e todo o trabalho paralelo que a Companhia desenvolve com a comunidade, reforçam o compromisso da Sanepar com a qualidade de vida das pessoas e com o meio ambiente”, conclui.

Galeria

  • Os participantes puderam conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto
  • O curso de Formação de Agentes Socioambientais em Arapoti contou com 35 pessoas