Notícias

Mais de 60% das ligações de esgoto estão incorretas

27/03/2015

Sanepar encontra dificuldades para operar rede de esgoto na região norte de Cascavel

Depois de implantar mais de 48 km de redes coletoras de esgoto nos bairros Interlagos e Brasília, em Cascavel, nos últimos dois anos, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) constatou que 63% das 2,4 mil ligações executadas na região apresentam algum tipo de problema. Nesta semana foi realizada a segunda vistoria nos imóveis. Ligações executadas de forma incorreta causam transtornos operacionais para a Sanepar e prejuízos para a comunidade e para o meio ambiente.

As principais falhas encontradas em mais de 1,5 mil imóveis são a falta da caixa de gordura ou sua ineficiência funcional, a canalização da água da chuva na rede coletora de esgoto, as residências interligadas de forma parcial e a existência de fossas ativas.

PREJUÍZOS – As ligações feitas de forma incorreta aumentam os custos de operação e manutenção do sistema, reduzem a eficiência do tratamento do esgoto nas estações, entopem as tubulações e provocam extravasamentos nas vias públicas. Os moradores também têm prejuízos uma vez que existe o risco de refluxo na tubulação - isto é, o esgoto pode voltar por ralos e pias para dentro dos imóveis. A gerente regional da Sanepar, Rita Ivone Camana, alerta que os clientes, mesmo estando com sua ligação certa, podem ser prejudicados porque algum outro imóvel foi ligado incorretamente e o meio ambiente também sofrerá as consequências.

Os moradores dos imóveis que apresentaram incorreções já haviam sido notificados para realizar as adequações. No entanto, nesta fase das vistorias, as equipes constataram que a grande maioria dos moradores não providenciou as correções necessárias. Nesse caso, a Sanepar encaminha para a Vigilância Sanitária e Ambiental de Cascavel e para a Promotoria Pública para que sejam tomadas as providências legais. O morador estará sujeito a multas e a sanções penais. “A Sanepar espera que as falhas sejam corrigidas o quanto antes para evitar os danos ao sistema e, principalmente, para que o morador não seja autuado”, afirma Rita.

A Sanepar informa que, em parceria com a Agência do Trabalhador de Cascavel, credenciou encanadores ou pedreiros, que por meio de treinamento, foram orientados sobre a forma certa de fazer estas ligações. “Esses profissionais estão aptos para executar ou corrigir adequadamente as ligações”, destaca a gerente.

Galeria