Notícias

Presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, abriu o Fórum Horizontes do Saneamento, com especialistas mundiais do setor

Mais de 600 pessoas de todo o país participam de fórum internacional

23/01/2014

Fórum Horizontes do Saneamento traz ao Paraná especialistas mundiais do setor de saneamento

Foi aberto na manhã desta quinta-feira (23) o Fórum Horizontes do Saneamento – Gestão Sustentável e Universalização – organizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no Estação Business School, em Curitiba. O evento reúne especialistas e as maiores autoridades mundiais em saneamento, cidades inteligentes, resíduos sólidos, incineração e crimes ambientais. Mais de 600 pessoas de todo o país participam do Fórum que encerra as atividades de comemoração dos 50 anos da empresa. A abertura do evento internacional acontece no dia em que a Sanepar completa 51 anos de fundação. O Fórum termina na tarde desta sexta-feira (24).

O presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, declarou, na abertura do evento, que a Sanepar oferece ao Brasil a oportunidade de debater os temas que desafiam dirigentes e corpo técnico na busca pela universalização de serviços essenciais à saúde e à sustentabilidade. "Vamos discutir, por exemplo, o que as novas tecnologias podem oferecer para que possamos melhorar ainda mais nossos serviços à população paranaense". Ghignone destacou que a Sanepar tem muito a oferecer em tecnologia e  corpo técnico especializado. “A prova disso são os prêmios que recebemos pela gestão de nossos serviços", completou.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Governo do Estado, José Richa Filho, também participou da abertura do Fórum Horizontes do Saneamento.

A palestra de abertura com o engenheiro mecânico, especialista em robótica e pioneiro no conceito de redes inteligentes, Andres Carvallo, levou os participantes a pensar um mundo diferente. “A empresa precisa sair do mundo analógico e pensar em sensores nas tubulações, por exemplo. Dessa maneira, a tecnologia, o mundo digital, vai auxiliar a encontrar a melhor solução pra os processos de distribuição, de controle de perdas", disse.

“O mundo está caminhando para uma situação em que os consumidores de energia elétrica também serão produtores de energia. Já existem experiências de casas inteligentes em vários lugares do mundo. Estamos criando a “internet das coisas”, em que tudo estará conectado com todos, em qualquer tempo, em qualquer lugar, em qualquer atividade. Estão sendo desenvolvidos estudos para isso. A Sanepar também tem que pensar que, além de consumir energia, tem que produzir a sua própria energia”, explica Carvallo.

ESPECIALISTAS – Além do venezuelano Andres Carvallo, outros especialistas internacionais darão suas contribuições no Fórum. O inglês Mike Weeks, que atua em saneamento desde 1988 e já foi responsável pelo processo de secagem térmica e incineração no Reino Unido é um deles.

Da Alemanha virão Klaus Fischer e Olivier Hentschel. Fischer é docente do Instituto para Fornecimento de água, Qualidade da Água e Gestão de Resíduos da Universidade de Stuttgart e Olivier, formado pela Universidade Técnica de Karlsruhe, é engenheiro de desenvolvimento em sistemas de tratamento de água. O sueco Erick Marnung é especialista em aplicação de ozônio no tratamento de água. Tem experiência na remoção de pesticidas e de outros resíduos presentes na água a ser tratada.

De Portugal virá a engenheira civil Helena Alegre, que coordena a investigação científica do programa Gestão Patrimonial de infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem e tratamento de água residuais. O norte-americano Julian Thornton, especialista em controle de perdas, redução de carga em tubulações, otimização do sistema e gerenciamento de pressão é autor de livro e de mais de 50 artigos sobre gestão de perdas de água. Hideo Yamamoto, da Associação Japonesa de Tratamento de Esgoto, com participação da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), também estará presente.

Entre os brasileiros de renome estão Dante Ragazzi Pauli, presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes); Dilma Seli Pena, presidente da Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp); Edis Milaré, consultor em direito ambiental e fundador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo; Eládio Lecey, desembargador, presidente da Escola Nacional da Magistratura, integrou a Comissão de Juristas para elaboração da Lei de Crimes Ambientais; Gustavo Justino de Oliveira, procurador do Estado do Paraná, autor dos livros Contrato de Gestão, Consórcios Públicos, Direito Administrativo Democrático e Parcerias na Saúde; Roberto Bacellar, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, especialista em arbitragem ambiental; em solução de conflitos e divulgador da cultura da conciliação em todo o país; Luiz Carlos Mendonça de Barros, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ex-ministro das Comunicações.

 

 

 

Galeria

  • Presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, abriu o Fórum Horizontes do Saneamento, com especialistas mundiais do setor
  • Autoridades mundiais em saneamento estão reunidas em Curitiba para debater os desafios do saneamento
  • Mais de 600 pessoas participam do Fórum Horizontes do Saneamento, que encerra as comemorações pelos 50 anos da Companhia
  • Secretário de Infraestrutura e Logística participou da abertura do fórum internacional
  • O venezuelano Andres Carvallo, pioneiro no conceito de redes inteligentes, fez a palestra de abertura do Fórum
  • Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária, Dante Pauli, falou sobre os desafios e perspectivas do seto
  • Autoridades e especislistas em saneamento, na abertura do Fórum, em Curitiba
  • Cadastramento dos participantes do Fórum Horizontes do Saneamento
  • Evento internacional encerrou as comemorações pelos 50 anos da Sanepar