Notícias

EcoExpresso Sanepar percorrerá as cidades de Coronel Vivida, Pato Branco, Clevelândia e Palmas

Mais quatro cidades do Sudoeste recebem o EcoExpresso

23/11/2015

Maquetes mostram o caminho da água e exploram temas como a importância da correta ligação de esgoto

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) leva o EcoExpresso a mais quatro cidades do Sudoeste. De 24 a 27 de novembro, estudantes e moradores de Coronel Vivida, Pato Branco, Clevelândia e Palmas poderão conhecer o ônibus especialmente preparado com maquetes, painéis iluminados e outros recursos para disseminar práticas de cuidado com a água.

As maquetes demonstram o ciclo da água, desde as nascentes, passando pela formação de rios e barragens para captação de água, por uma estação de tratamento de água, redes e reservatórios de distribuição de água até as residências. Os visitantes podem acompanhar o caminho que a água percorre das nascentes até chegar aos domicílios. O trajeto mostra ainda a formação dos rios e explora os cuidados que a Sanepar tem com o esgoto que sai dos imóveis até as estações de tratamento.

Junto com o espaço sobre o sistema de tratamento do esgoto estão representados os processos de geração de energia a partir do gás metano, destinação do lodo de esgoto tratado para a agricultura e o tratamento adequado dos resíduos sólidos. Entre as maquetes, a de uma casa com realidade aumentada demonstra os detalhes de uma ligação correta de esgoto, por meio das conexões, caixa de gordura e a conexão ao dispositivo tubular de inspeção (DTI). O uso consciente da água também é explorado. O uso racional da água ganha destaque, assim como a conservação de matas ciliares e o consumo consciente dos recursos naturais.

A visita é gratuita, tem duração de cerca de 30 minutos e o ônibus recebe 25 pessoas de cada vez. As equipes foram treinadas para receber os visitantes e proporcionar uma experiência diferente. Eles também falam da relação da Sanepar com o meio ambiente e da política ambiental da Companhia.

Nesta terça-feira (24), o ônibus estará no Complexo Esportivo Barro Preto, na Rua Clevelândia, ao lado do Corpo de Bombeiros de Coronel Vivida. Em Pato Branco, o EcoExpresso estaciona na quarta-feira (25), no Centro dos Esportes e das Artes (CEU), na Rua São Francisco, no Bairro Sudoeste. Na quinta-feira (26), a maquete estará em Clevelândia, no Centro Cultural Cigarra, na Rua Major Diogo Ribeiro, 651. Palmas vai receber o ônibus na sexta-feira (27). O local será definido pela Secretaria Municipal de Educação. O horário de visitação é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

 

Galeria

  • EcoExpresso Sanepar percorrerá as cidades de Coronel Vivida, Pato Branco, Clevelândia e Palmas
  • Maquetes do EcoExpresso Sanepar
  • Maquetes do EcoExpresso Sanepar