Notícias

Mananciais da Serra é tema de programa na Globo neste sábado (18)

Mananciais da Serra é tema de programa na Globo neste sábado (18)

17/03/2017

A região dos Mananciais da Serra é uma importante área de manancial para as populações de Curitiba e região. Neste sábado (18), este será o tema do programa de televisão “Meu Paraná”, exibido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), retransmissora da Rede Globo, ao meio dia.

As imagens e entrevistas foram gravadas em 11 e 12 de fevereiro, com participação dos saneparianos Junio Ferreira Lima, Manoel César dos Santos e Walmir Silva Santos nas entrevistas e, de Thays Poletto, na produção. O final de semana de gravação foi o primeiro deste ano em que estavam abertas ao público as visitas aos Mananciais da Serra.

Para ver a chamada da televisão para a matéria, acesse: http://redeglobo.globo.com/rpc/meuparana/noticia/neste-sabado-18-conheca-os-mananciais-da-serra.ghtml

VISITAS - A área de mata atlântica protegida por lei é aberta ao público em alguns dias do ano. Em 2017, foram previstas 22 datas, entre fevereiro e dezembro.

As visitas são gratuitas, começam às 8h30 e a entrada é permitida até as 16h. Às 17h30, os passeios são encerrados. Recomenda-se que o visitante use roupa e calçados confortáveis, repelente, proteção para sol ou chuva (os passeios realizam-se mesmo com chuva). É proibido nadar, entrar na água, levar animais domésticos, recolher plantas ou animais e deixar lixo no local. É aconselhável levar água e lanche.

O programa é ideal para passeios em família ou grupos, a pé ou de bicicleta, interessados em trilhas, educação ambiental, turismo e saneamento. Não é necessário agendar a visita para grupos com menos de dez pessoas. Grupos maiores devem fazer agendamento pelos emails mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

Além da paisagem de uma natureza exuberante, o visitante dos Mananciais da Serra, podem ver os 17 reservatórios de água que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O Reservatório do Carvalho é o principal deles e foi o primeiro construído para abastecimento público da capital.

Durante o percurso da área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

O Programa de Visitas é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Serviço - Para 2017, ainda estão disponíveis as datas para visitação pública: 8 e 9 de abril, 20 e 21 de maio, 10 e 11 de junho, 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro e 9 e 10 de dezembro.

Galeria

  • Mananciais da Serra é tema de programa na Globo neste sábado (18)