Notícias

Barragem do Rio Cayuguava ou Piraquara I, primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná, inaugurada em 1979

Mananciais da Serra está aberto para visitas neste fim de semana

08/07/2016

Passeio permite contato com a natureza em área de Mata Atlântica

Neste sábado e domingo (9 e 10 de julho), está aberta para visitação pública gratuita a área dos Mananciais da Serra, em Piraquara. “O visitante poderá fazer caminhadas e trilhas em uma área de natureza preservada da Mata Atlântica, além de conhecer um pouco da história do saneamento”, explica o coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira Lima.

Na região, estão ainda os equipamentos e construções do primeiro sistema de água do Paraná para abastecimento público, iniciado em 1904, e a Barragem do Rio Cayuguava (também conhecida como Piraquara I), a primeira grande barragem para acumulação de água da Sanepar, inaugurada em 1979.

A entrada é permitida entre 8h30 e16h, com encerramento dos passeios às 17h30. Grupos de até dez pessoas tem entrada liberada nesse dia, mas grupos maiores precisam pedir autorização prévia pelos emails: mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

Os visitantes devem usar roupas e calçados confortáveis, levar água, repelente e proteção contra sol ou chuva (os passeios ocorrem mesmo com chuva). A organização do local pede que não se deixe lixo no local e que não sejam recolhidos animais ou plantas. É proibida a entrada de animais e permitido o uso de bicicletas.

HISTÓRIA - Nos Mananciais da Serra, é possível conhecer um pouco da história do saneamento. No local, ainda existem os 17 reservatórios que, a partir de 1908, abasteceram Curitiba. O reservatório do Carvalho é o principal deles. A partir do Carvalho, uma adutora de 38 km levava água até o reservatório do Alto São Francisco, em Curitiba.

TRILHAS - Os visitantes podem conhecer o santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta.

O programa de visitas públicas nos Mananciais da Serra é realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Prefeitura de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual do Marumbi.

PROGRAMAÇÃO - Além deste fim de semana, para 2016, estão disponíveis as seguintes datas para visitação pública: 20 e 21 de agosto, 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 20 de novembro e 10 e 11 de dezembro.

Galeria

  • Barragem do Rio Cayuguava ou Piraquara I, primeira grande barragem para acumulação de água no Paraná, inaugurada em 1979