Notícias

Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial

Manancial recebe recursos do Fundo Azul

05/08/2013

Programa investe exclusivamente em ações de preservação e recuperação de rios e mananciais de abastecimento público

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Prefeitura de Campo Mourão e o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), mais uma vez, estão executando serviços de recuperação e conservação das estradas que compõem a malha viária na Microbacia do Rio Campo, manancial de abastecimento da cidade. Agora, os investimentos são da ordem de R$ 200 mil.

Os recursos vêm do Fundo Azul, mantido pela Sanepar. O programa destina investimentos exclusivamente para preservação e recuperação de mananciais de abastecimento público. Em Campo Mourão, o Rio do Campo fornece 70% da água utilizada para abastecer a população urbana do município e as obras são para evitar o assoreamento daquele manancial.

Os trabalhos iniciam com a recuperação dos 11,6 km da Estrada Velha de Farol. No trecho há grande movimento de caminhões e maquinários agrícolas. Nas estradas rurais é necessário construir ou manter o terraceamento, fazer o cascalhamento, cortar barrancos, elevar o leito da estrada e construir caixas de contenção de águas pluviais. Recursos também estão sendo destinados para ações de sensibilização dos moradores do entorno do Rio do Campo, para que façam o uso e ocupação adequada do solo.

“Estamos disponibilizando à comunidade do entorno do Rio do Campo, uma equipe técnica para realização de trabalhos de educação socioambiental junto aos alunos, professores e agricultores. Serão 100 horas de treinamento e capacitação”, destaca o gerente regional da Sanepar, Edson Silva de Lima. Ele lembra que a bacia do Rio do Campo é exemplo de sustentabilidade. “É possível explorar o meio ambiente, melhorar a produtividade da agricultura e mitigar os prejuízos aos recursos naturais.”

O Emater deve aplicar 400 horas de curso e treinamento com assistência técnica para os produtores, por meio do Programa de Manejo de Águas e Solos Rurais em Microbacia.

Desde 1999, a Sanepar destina recursos para o Rio do Campo. Somados às ações das instituições parceiras, os investimentos fortalecem as atividades de recuperação e conservação das estradas que compõem a malha viária naquela microbacia.

Microbacia do Rio do Campo – A microbacia do Rio do Campo é eminentemente agrícola, com a economia baseada no cultivo de soja. Está localizada no município de Campo Mourão, Região Noroeste do Estado, entre as Rodovias Federais BR-369 (Campo Mourão-Cascavel) e BR-272 (Campo Mourão-Goioerê). O manancial é constituído pelo Rio do Campo e seu principal afluente, o Rio das Barras, compondo a bacia do Rio Ivaí. No total são 7.076 hectares, divididos em 143 propriedades rurais. Os rios percorrem 84 km no interior da área da microbacia, desde as suas nascentes até o ponto de captação de água da Sanepar.

 

Galeria

  • Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial
  • Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial
  • Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial
  • Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial
  • Estradas conservadas evitam assoreamento do manancial