Notícias

Estação de Tratamento de Água da Sanepar em Maringá

Maringá mantém posição de destaque no saneamento brasileiro

23/06/2015

Excelência em gestão, experiência e investimentos garantiram para a cidade o 2º lugar no ranking Trata Brasil

Maringá garantiu, pelo segundo ano consecutivo, a vice-liderança no Ranking do Saneamento das 100 maiores cidades brasileiras avaliadas pelo Instituto Trata Brasil. O estudo teve como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS-2013) e apresenta a situação do acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto. No último levantamento, Maringá ficou atrás apenas de Franca (SP), se consolidando como a melhor cidade do Sul do país em saneamento.

De acordo com o gerente regional da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Valteir Galdino da Nobrega, a posição de destaque de Maringá está relacionada diretamente aos processos de excelência em gestão e aos investimentos feitos pela empresa. “Nos últimos quatro anos, focamos nossa atuação em uma administração por resultados. Quando percebemos algum desvio nos nossos indicadores, várias ações são elaboradas e colocadas em prática a fim de reverter a situação”, explica Nobrega. O gerente regional também considera importante o trabalho desenvolvido pelo corpo técnico da Sanepar.

O gerente geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sérgio Veroneze, também destaca os investimentos nos sistemas de água e esgotamento sanitário como um importante fator de contribuição para a ótima colocação de Maringá no ranking. “No período de 2011 a 2014 foram investidos na cidade R$ 26,8 milhões em obras de saneamento. Atualmente, estão em andamento no município mais R$ 58,5 milhões em obras de água e esgoto. Com isso, estamos mantendo os altos índices de qualidade dos nossos serviços e atendimento à população”, ressalta Veroneze.

PRIVILÉGIO – O prefeito Roberto Pupin diz que a posição de Maringá no ranking de saneamento mostra que a cidade é privilegiada também neste aspecto, somando aos ótimos índices de destaque em várias áreas da gestão pública. “São fatores que influenciam diretamente na saúde das pessoas, na qualidade de vida da comunidade e que transformam Maringá em referência para municípios de todo o Brasil. Nossa meta é avançar ainda mais, trabalhando para garantir também esgotamento sanitário para toda a população”, enfatiza Pupin. Em Maringá, 100% dos moradores têm acesso a água tratada e 96,5% contam com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2013, 82,5% da população do país era abastecida com água tratada e apenas 48,6% dos brasileiros tinham acesso à rede coletora de esgoto. O dado mais alarmante é que 61% do esgoto coletado não passavam por qualquer tipo de tratamento antes de ser lançado nos rios.

PREMIAÇÕES – Em 2014, a Unidade Regional da Sanepar em Maringá recebeu o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (Nível II – Troféu Prata), uma das mais importantes premiações do setor. A Gerência Geral da empresa para a Região Noroeste, sediada em Maringá, também recebeu a mesma premiação (Nivel I – Troféu Bronze).

Outras três unidades que compõem a estrutura da Gerência Geral Noroeste também já receberam o prêmio: Paranavaí (Nível II – Troféu Ouro - 2014), Campo Mourão (Nivel II – Troféu Ouro – 2013) e Umuarama (Nivel II – Troféu Prata – 2013). A premiação é promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). 

Galeria

  • Estação de Tratamento de Água da Sanepar em Maringá
  • Investimentos em esgotamento sanitário garantem alto índice de atendimento à população