Notícias

Secretário para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, e militares no CCO da Sanepar

Militares conhecem sistema de segurança

31/07/2013

No Centro de Controle Operacional, empresa monitora as unidades do abastecimento de água

Militares da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, que participam da Operação Pinheiral, estiveram na tarde desta quarta-feira (31) no Centro de Controle Operacional (CCO) da Sanepar para conhecer o sistema de abastecimento de água tratada de Curitiba e Região Metropolitana. As equipes da Operação Pinheiral estão avaliando as estruturas estratégicas para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 para conhecê-las e identificar se existem áreas de risco. Acompanhados do secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, os militares estão visitando instalações da Copel, Sanepar, Aeroporto Afonso Pena, Arena da Baixada, URBS, Instituto Curitiba de Informática, Celepar e a rede hoteleira.

Para a Copa de 2014, a defesa da área terrestre da região de Curitiba está sob responsabilidade da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada, que é uma das duas brigadas blindadas do Exército brasileiro com características especiais e grande poder de combate.

Informações sobre o sistema de abastecimento, quais são e onde estão localizadas as unidades estratégicas, e sobre o sistema de segurança foram repassadas pelo gerente geral metropolitano da Sanepar, Celso Thomaz, pela gerente de Produção, Rita Becher, e pelo coordenador do CCO, Fábio Basso. Foram apresentadas, inclusive, informações sigilosas de caráter operacional, que garantem a segurança e a qualidade da água tratada entregue para a população.

Unidades estratégicas – Cerca de 3.200 militares estarão em Curitiba no período da Copa para proteger as estruturas estratégicas. Em novembro, e também no próximo ano, a tropa fará exercícios em unidades da Sanepar. “Em caso de ameaça ou risco, só vamos intervir se as condições de segurança ultrapassarem os limites da Sanepar e da polícia”, disse o general de brigada, Fernando José Sant'Ana Soares e Silva. Segundo ele, o sistema de controle do abastecimento público e o sistema de segurança implantados pela Sanepar são muito bons.

Mario Celso afirmou que o Governo do Estado está mostrando toda a infraestrutura disponível para que a Copa aconteça com muita segurança. “Estamos apresentando as unidades estratégicas para que os especialistas avaliem se são necessárias outras intervenções”, disse o secretário.

Participaram da visita, além do general Soares, que comanda a Operação Pinheiral, os majores André Eugenio do Nascimento, Fernando Roberto Gay Rocha, Daniel Rosar Fornazari, Charlys José de Melo Riberio, Carlos Roberto de Oliveira, Marcos Lehmkuhl de Souza, Jonas Nunes de Almeida Nunes, e os tenentes Elemar Francisco Flach e Daniel Ferreira Andrade.

Na terça-feira (30), o CCO foi visitado por militares do 20º BIB (Batalhão de Infantaria Blindado), que pertence à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. Sediada em Ponta Grossa, esta Brigada é formada por 11 unidades.

Galeria

  • Secretário para Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, e militares no CCO da Sanepar
  • Secretário Mario Celso Cunha, militares e representantes da Sanepar
  • Militares da 5.ª Brigada de Cavalaria Blindada e o gerente geral metropolitano da Sanepar, Celso Thomaz
  • Visita ao Centro de Controle Operacional da Sanepar