Notícias

Sanepar capacita moradores de vilas rurais para gerenciar sistemas de água

Moradores aprimoram gerenciamento de sistemas de água

06/11/2015

A programação incluiu noções sobre sustentabilidade, tratamento da água e organização comunitária

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) capacitou moradores de vilas rurais de Castro para administrar e manter os sistemas de abastecimento das comunidades onde vivem. O encontro de capacitação técnica foi feito em parceria com a Diretoria Municipal de Meio Ambiente de Castro, na quinta-feira (5).

A diretora de Meio Ambiente de Castro, Maria Inez Pedrosa Machado, destacou a importância do treinamento para as comunidades rurais. No município, elas totalizam cerca de 50 e, segundo Maria Inez, estão em diferentes níveis de estruturação. “Essa é uma oportunidade de os moradores dessas localidades adquirirem o conhecimento técnico necessário para realizar o tratamento da água e operar o próprio sistema”.

A equipe técnica da Sanepar repassou aos participantes informações sobre sustentabilidade e bacias hidrográficas, elaboração de projetos e implantação de sistemas rurais de abastecimento. Também foram transmitidas noções sobre poços artesianos, eletromecânica, tratamento da água e organização comunitária para a gestão do sistema.

Márcia Mariano da Silva, da comunidade de Cercado, há dois anos é a responsável pela gestão e operação do sistema de abastecimento de água da localidade. “Somos em 75 famílias. No início foi bem difícil, infelizmente nem todas as pessoas compreendem que o sistema e a responsabilidade sobre ele é de todo mundo. Para melhorar o abastecimento, já fizemos várias melhorias, como a substituição do quadro elétrico e a troca da bomba do poço. Agora está bem mais tranquilo, mas é muito importante ter um fundo de reserva para problemas inesperados”, destacou.

A coordenadora da Sanepar, da área de obras em pequenas comunidades, Gisele Lopes Martins, reforçou o valor da informação e do interesse da comunidade em participar do evento, “ampliando seus conhecimentos, compartilhando experiências e esclarecendo dúvidas”.

Os sistemas rurais de abastecimento são construídos através de parcerias entre Sanepar, prefeituras e comunidades. “Sua gestão fica a cargo dos próprios moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Isso incluiu o rateio das despesas, entre elas os custos com energia elétrica, produtos químicos, auxílio financeiro para o operador do sistema e a composição de um fundo de caixa para custear despesas eventuais”, explicou o coordenador de Relações com a Comunidade da Sanepar, Roboão Senegaglia.

Legenda:

Capacitação reuniu representantes de comunidades rurais de Castro responsáveis por sistemas de abastecimento

Galeria

  • Sanepar capacita moradores de vilas rurais para gerenciar sistemas de água
  • Sanepar capacita moradores de vilas rurais para gerenciar sistemas de água