Notícias

Elinete Laurenti Formicoli diz que a ampliação da rede coletora de esgoto é questão de saúde

Moradores de Campo Mourão aprovam obras de esgoto

07/08/2013

A cidade conta com 78% de cobertura no sistema de esgoto, índice superior à média nacional, que é de 55,5%

Moradores dos Jardins Albuquerque, Três Marias, Corinthias, Ilha Bela, Izabel e Paulino, em Campo Mourão, aprovam as obras de esgotamento sanitário realizadas pela Sanepar e entregues há pouco menos de três meses. Nos seis bairros, moram cerca de 7 mil habitantes, que foram beneficiados com os trabalhos. A Sanepar implantou 19 km de rede coletora de esgoto e 1.406 novas ligações, num investimento de R$ 1,75 milhão.Com a obra, Campo Mourão passou a ter garantido 78% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto, índice superior à média nacional, que é de 55,5%, segundo dados do último levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, de 2011.

As interligações da rede da Sanepar ao imóvel ainda estão sendo executadas pelos moradores, mas o sentimento de bem-estar e de ganho na qualidade de vida é geral entre os beneficiados pelas obras. A pensionista Elinete Laurenti Formicoli, 44 anos, adquiriu há cinco anos um terreno na Rua José Wierzchon, onde nos últimos três meses está construindo sua casa. Ela destaca o benefício da saúde pública, com a ampliação da rede coletora de esgoto. “Rede de esgoto é questão de saúde, sem falar no perigo que é ficar sem a rede. Não gosto de fossa pelo risco de acidentes e porque, com a fossa, não dá para aproveitar o terreno”, afirma.

A dona de casa Giselma Eliane Bergamasco, 35 anos, mora na Rua Vereador Geremias Cilião de Araújo há dois anos e meio. “A principal questão é a higiene. Agora temos garantia de mais saúde pública”, ressalta ela, que tem uma filha de 9 anos.

Valorização – Flávia Bertoldo, 21 anos, que mora no Jardim Izabel, é secretária em uma empresa de cosméticos no bairro vizinho. Ela mora na mesma casa há 10 anos e, ao chegar no Paraná, vinda de São Paulo, estranhou muito o mau cheiro que saía do buraco localizado no jardim da casa. “Lembro de ver um caminhão limpa-fossa na casa de uma vizinha e fiquei imaginando para onde seria levada toda a sujeira”, recorda Flávia, ao destacar que a rede de esgoto melhora a vida das pessoas. “Estando na rede da Sanepar, sei que o esgoto vai para uma estação para ser tratado. Sem falar na valorização do imóvel”, destaca.

Elizabeth Aparecida Corrêa, conhecida no Jardim Paulino como Beth do mercadinho, é dona do Mercado Amarildo, na Rua Doutor Antônio Fernando Slomp. Ela mora e trabalha no bairro há 25 anos e diz que a rede de esgoto só traz benefícios aos moradores. “Eu tenho 17 imóveis e faltam apenas quatro para interligar”, relata.

Tarifa subsidiada – Moradores beneficiados com obras podem utilizar o benefício da tarifa subsidiada. Em Campo Mourão, 1.600 famílias são atendidas pela Tarifa Social da Sanepar. Somente no Jardim Paulino são aproximadamente 1.000 pessoas. Com o subsídio, os moradores contam com água tratada e serviços de coleta e tratamento de esgoto por apenas R$ 9,30 por mês. Para receber o benefício, basta apresentar na Sanepar uma conta de água e documentos pessoais. Para inscrever-se, é preciso residir em imóvel de até 70 metros quadrados, ter renda familiar de até dois salários mínimos e gastar até 10 mil litros de água por mês.

Galeria

  • Elinete Laurenti Formicoli diz que a ampliação da rede coletora de esgoto é questão de saúde
  • Ao lado da filha Maria Júlia, Giselma Eliane Bergamasco aprovou as obras feitas pela Sanepar
  • Depois das obras de esgoto no Jardim Izabel, em Campo Mourão, Flávia Bertoldo acredita na valorização dos imóveis
  • Elizabeth Aparecida Corrêa, do Jardim Paulino, diz que a rede de esgoto só traz benefícios aos moradores