Notícias

Rio Tamanduá é ponto de captação de água, limpeza será realizada sábado (21)

Moradores de Foz do Iguaçu são convidados a limpar Rio Tamanduá

18/03/2015

A operação será realizada desde a nascente do Rio, na divisa com Santa Terezinha, até a captação de água, próxima ao Rio Iguaçu

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura Municipal convidam a população de Foz do Iguaçu para participar da limpeza do Rio Tamanduá, no próximo sábado (21). Equipes de voluntários vão percorrer o Rio de barco para fazer a limpeza de suas margens, desde a nascente, na divisa com o município de Santa Terezinha, até a captação de água da Sanepar, próxima ao Rio Iguaçu. A ação terá início no salão comunitário da Igreja do Arroio Dourado, às 8h30.

A limpeza do Rio Tamanduá faz parte da programação das ações socioambientais que serão desenvolvidas por mais de 20 organizações para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, João Matkievicz Filho, a intenção é realizar uma grande operação de limpeza. "Para isso, esperamos contar com a colaboração de toda comunidade”, disse.

O Rio Tamanduá é um dos mananciais públicos de abastecimento de Foz do Iguaçu. Cerca de 30% da população da cidade consome a água captada no rio. O gerente da Sanepar, Rodrigo Becker, lembra que o Rio Tamanduá é fonte de abastecimento público de água desde 1992. Nele funciona a captação mais antiga do município que ainda está em operação. "Ainda hoje, só utilizamos o rio como fonte de abastecimento em razão da mata ciliar preservada e de trabalhos de sensibilização ambiental como este que são realizados na bacia do Tamanduá", diz.

BOTA-FORA - A Sanepar também está apoiando as atividades de limpeza de toda região da Bacia do Rio Tamanduá. Em parceria com outras entidades do município, está programado para a quinta-feira (19), um “bota-fora” na vila rural Arroio Dourado. Neste dia, os moradores poderão depositar, em pontos de coleta, lixos eletrônicos, entulhos, pneus velhos, móveis e outros objetos que estão depositados em suas propriedades. A coleta será feita pela Prefeitura Municipal, que destinará adequadamente os resíduos.

Nas últimas duas semanas, agentes do Centro de Controle de Zoonoses percorreram cerca de 80 imóveis da Comunidade do Arroio Dourado para orientar sobre os cuidados com o meio ambiente. Além de orientações sobre o combate à dengue, também os agentes orientam sobre a proliferação de animais peçonhentos, a necessidade de manter caixas-d’água tampadas e de fazer a correta destinação do lixo.

ESTUDANTES E TURISTAS - Uma exposição montada no Parque das Aves convida os turistas a participarem de atividades que reforçam a importância da preservação dos rios. O espaço está aberto à visitação de quarta à sexta-feira, 18 a 20. São esperados cerca de três mil turistas, além de alunos de escolas municipais.

Em três Centros de Educação Infantil da cidade, os alunos também têm atividades de educação ambiental com o apoio da Sanepar. A empresa disponibilizou jogos educativos, livros para contação de história, cartazes e panfletos para que os professores utilizassem nas atividades escolares.

Keven Meinen Silva e Marlon da Rosa Leal fazem parte da turma de 350 alunos do Centro de Educação Infantil Campos do Iguaçu que já participaram das atividades. Durante a brincadeira de contação de história, Keven disse que agora ele vai ajudar a ensinar outras pessoas para sempre fechar a torneira. Marlon se comprometeu a repassar as informações que recebeu para seus pais. De acordo com a assistente social Edvane Oliveira dos Santos, os centros de educação infantil e as escolas podem solicitar o material de educação ambiental à Sanepar para trabalhar em sala de aula.

Galeria

  • Rio Tamanduá é ponto de captação de água, limpeza será realizada sábado (21)
  • Alunos dos Centros de Educação Infantil aprendem brincando
  • Keven e Marlon criam histórias sobre uso da água