Notícias

Técnicos explicam os procedimentos corretos para se fazer a ligação de esgoto

Moradores de Santa Fé recebem orientações sobre ligação de esgoto

13/06/2016

Agentes socioambientais vistoriam imóveis e repassam informações sobre o serviço de esgoto

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) intensificou as ações de conscientização sobre a importância dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na cidade de Santa Fé, no Norte do Paraná. Agentes socioambientais, a serviço da Sanepar, estão orientando moradores dos bairros que foram atendidos pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário, mas que ainda não efetivaram a ligação.

Durante as visitas, que acontecem de segunda a sábado em horário comercial, os moradores recebem as informações necessárias para fazer a correta ligação do imóvel à rede coletora. Ao mesmo tempo, os agentes também repassam informações importantes para o bom funcionamento do sistema, como a importância do uso das caixas de gorduras e de inspeção e a obrigatoriedade de direcionar a água de chuva para a galeria pluvial, e não para o esgoto.

Após a adesão ao serviço, o cliente tem até 90 dias para efetuar a ligação, segundo o Código Sanitário do Paraná. Para garantir a segurança das famílias, os funcionários que realizam as visitas usam uniforme e crachá de identificação.

De acordo com o gerente da Sanepar Valteir Galdino da Nobrega os serviços de esgoto são essenciais para melhorar a qualidade de vida da comunidade. “Quando o morador liga seu imóvel à rede coletora ele garante mais saúde para a sua família. Além de eliminar a fossa séptica, que contribui para a proliferação de vetores que causam doenças, ele também ajuda na preservação ambiental, pois todo o esgoto coletado é tratado”, explica Nobrega.

INVESTIMENTOS – Em 2015, a Sanepar entregou as obras de ampliação do sistema de esgoto de Santa Fé. Foram investidos R$ 2,94 milhões na implantação de 25.630 metros de rede coletora de esgoto, 1.575 metros de Coletor e 1.468 ligações prediais, beneficiando 5.500 pessoas. Com as obras, o índice de atendimento da população com rede de esgoto, que era de 22,44%, deve chegar a 58,88%.

No ano passado, também foram entregues as obras de ampliação do sistema de abastecimento de água da cidade. A empresa investiu R$ 1,26 milhão na realização do empreendimento, beneficiando toda a população. A produção de água na cidade passou de 120 mil litros por hora para 270 mil litros.

Galeria

  • Técnicos explicam os procedimentos corretos para se fazer a ligação de esgoto