Notícias

Moradores definem área para estação de tratamento de esgoto

29/05/2015

Sanepar inicia em breve os projetos técnicos para poder licitar as obras

A nova Estação de Tratamento de Esgoto de Pato Branco já tem local definido para sua implantação. A escolha foi feita na noite desta quinta-feira (28) pelos moradores da cidade durante audiência pública realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Prefeitura Municipal, no Bairro Fraron.

Durante os estudos preliminares foram definidas três áreas possíveis para a instalação da unidade de tratamento. Depois que foram apresentadas as condicionantes, as variáveis e os impactos que podem acontecer em cada uma das áreas propostas, os cerca de 80 participantes escolheram a terceira alternativa, localizada a cerca de 2 mil metros da comunidade Passo da Pedra, indo na direção da comunidade de Santa Cruz. O local definido por unanimidade é o que oferece o menor impacto possível para os moradores circunvizinhos.

O prefeito Augustinho Zuchi, que abriu os trabalhos da audiência, destacou a importância da obra para a cidade e dos grandes investimentos que serão necessários para a mudança do local da atual estação. “Sabemos dos esforços que estão sendo direcionados pela Sanepar neste projeto que, junto com a ampliação das redes coletoras previstas, deve elevar o índice de atendimento da cidade para mais de 90%”.

FASE DE PROJETO – O gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno, informou que a partir de agora, a Sanepar inicia a fase dos projetos técnicos e a busca de recursos para a transferência da unidade de tratamento. Também vai realizar os estudos necessários e as alternativas mais adequadas para coletar o esgoto dos bairros São Francisco, São Luiz, Vila Isabel, Parque do Som e Piccolo. Pelo cronograma, os projetos devem levar dois anos para serem concluídos. A previsão inicial é de que em maio de 2017 inicie o processo de licitação das obras. A ampliação do sistema deve atender mais de 110 mil moradores da cidade.

Até que a nova estação entre em operação, a Sanepar vai executar melhorias na atual unidade de tratamento (ETE Ligeiro) para diminuir a incidência de odores, principalmente, em períodos de inversão térmica. “Após a conclusão das obras, a área que abriga a ETE Ligeiro será totalmente descaracterizada e a área poderá ser colocada à venda”, disse o gerente.

Também participaram da audiência o chefe regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Nelson Tasca, o secretário municipal de Meio Ambiente, Nelson Bertani, e o presidente da Associação de Moradores do Bairro Fraron, Hélio Miguel Miechoanski.

 

 

Galeria