Notícias

Moradores devem esperar para fazer interligação na rede de esgoto

02/05/2013

Comunicado será entregue às 1.500 famílias que serão beneficiadas com as obras

A Sanepar deu início, nesta semana, ao trabalho de sensibilização socioambiental em Imbaú. Desde o ano passado, a empresa está realizando obras para a implantação do sistema de esgotamento sanitário no município. Os trabalhos beneficiarão cerca de 1.500 famílias.

“O sistema de esgotamento sanitário é uma reivindicação antiga do município, que finalmente foi viabilizada, cumprindo o compromisso do governo do estado, através da Sanepar, com a universalização do saneamento”, afirma o gerente regional, Juarez Wollz.

Durante a visita, os moradores estão sendo orientados e recebem um comunicado sobre a necessidade de aguardar a liberação da Sanepar para fazer a interligação de seus imóveis à rede coletora de esgoto. A liberação da rede coletora só deverá ocorrer após a conclusão da estação de tratamento. O primeiro bairro a receber os agentes socioambientais a serviço da Sanepar foi o Jardim Pioneiros. Os próximos serão os bairros São Cristóvão, Oliveira, Bela Vista, Mendes e Nogueira.

A ligação do esgoto antes do término da obra acarreta muitos transtornos, como mau cheiro, risco de o esgoto retornar para dentro do imóvel e de extravasar nas vias públicas, contaminando córregos e causando prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população.

Juarez Wollz explica que, quando a rede estiver liberada, a Sanepar entrará em contato com os moradores para orientar sobre a forma correta de efetuar a interligação e os prazos para realizá-la. “Por enquanto, os moradores devem aguardar o término das outras etapas da obra”, reforça o gerente.

As obras - Com prazo de 540 dias para execução, as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Imbaú começaram no último mês de setembro. Nelas estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões. Para a implantação do sistema, estão sendo instalados 1 km de coletores, 3,6 km de interceptores, 3 estações elevatórias, 2,7 quilômetros de emissários, 1,5 km de linhas de recalque, 2,6 km de rede coletora de esgoto e uma estação de tratamento que, inicialmente, irá atender aos bairros Bela Vista, São Cristóvão, Oliveira, Jardim Pioneiros, Mendes, Nogueira e parte do centro da cidade.

Galeria