Notícias

Comunidade aprovou estatuto da Associação da Água de Cachoeirinha

Moradores organizam sistema de abastecimento rural

12/11/2015

Investimento de R$ 258,2 mil vai beneficiar 176 famílias da comunidade de Cachoeirinha

Moradores da comunidade rural de Cachoeirinha, em Imbituva, participaram nesta semana de uma assembleia para a aprovação do estatuto da Associação da Água. O documento vai nortear o gerenciamento do sistema rural de abastecimento da localidade. A reunião foi organizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com a Prefeitura Municipal e os próprios moradores.

Os sistemas rurais de abastecimento são construídos através de parcerias entre a Sanepar, prefeituras e comunidades. Sua gestão fica a cargo dos moradores, que administram o tratamento da água e a manutenção do sistema. Em Cachoeirinha, 176 famílias estão sendo beneficiadas pela implantação do sistema, que recebe investimento total de R$ 258,2 mil.

Para o prefeito Bertoldo Rover, a oportunidade de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Sanepar, vai permitir a realização da obra com menor custo. “Além de valorizar a vida e a saúde, apoiando os agricultores que lá vivem”, disse.

O sistema de água da localidade, cujas obras estão em fase de conclusão, é composto por um poço, 29 mil metros de redes de abastecimento, casa de tratamento, estação elevatória de água e dois reservatórios, com capacidade total para armazenar 20 mil litros de água tratada. De acordo com o coordenador da área de saneamento rural da Sanepar Roboão Senegaglia, a previsão é de que o sistema entre em funcionamento no mês de dezembro.

ORGANIZAÇÃO – Na reunião de organização comunitária foi aprovada a adoção de tarifa mínima, multa em casos de inadimplência e outros procedimentos. “O cumprimento do estatuto é fundamental para o bom convívio e harmonia da comunidade”, explicou Senegaglia.

A tarifa convencionada pelos moradores vai cobrir as despesas de operação do sistema, como ajuda de custo para o morador responsável pelo tratamento, energia elétrica, produto químico e constituição de um fundo de reserva para gastos eventuais. Além do investimento nas obras, a Sanepar dá todo o suporte técnico para a organização da comunidade, capacitação para realizarem o processo de tratamento da água e manutenção do sistema.

Galeria

  • Comunidade aprovou estatuto da Associação da Água de Cachoeirinha
  • Comunidade aprovou estatuto da Associação da Água de Cachoeirinha