Notícias

Moradores têm novo prazo para interligar esgoto

12/07/2013

A relação de imóveis que não estiverem adequados após nova vistoria será repassada à Vigilância Sanitária para providências

Na próxima semana, os moradores de Castro que ainda não estão interligados à rede coletora de esgoto ou apresentaram alguma irregularidade nas instalações hidrossanitárias durante a última vistoria técnica receberão um comunicado da Sanepar com prazo de 45 dias para adequação.

De acordo com a gestora socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, será mais uma oportunidade de regularização para as pessoas que ainda não fizeram a interligação ou não tiveram tempo para providenciar as adequações necessárias.

O novo prazo que os moradores de Castro estão recebendo faz parte de uma ação conjunta entre o Conselho Municipal de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e Sanepar, já que cerca de 36% dos imóveis das áreas beneficiadas pelas obras de esgoto nos últimos anos ainda não estão interligados à rede.

Entre as irregularidades encontradas durante as últimas vistorias, as mais frequentes são a falta de caixa de gordura e a interligação da água da chuva na rede de esgoto. O acúmulo de gordura e a água da chuva podem provocar entupimento da rede e o retorno do esgoto para dentro do imóvel ou nas vias públicas. O uso incorreto da rede também compromete a eficiência do tratamento.

Além de prejudicar a eficiência do sistema, o lançamento indevido do esgoto polui o meio ambiente, provoca mau cheiro, facilita a proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água contaminada e poluída.

Proprietários de cerca de 800 imóveis dos bairros Cantagalo, Pandorf, Vila Operária, Água Suja, Bela Vista e Centro receberão o comunicado e posteriormente terão seus imóveis vistoriados. “Após a vistoria, se os imóveis ainda não estiverem regulares no que diz respeito à interligação de esgoto, a Sanepar irá informar à Vigilância Sanitária Municipal, que irá intensificar a fiscalização para impedir a poluição do meio ambiente”, informa Crislaine Mendes.

Galeria