Notícias

Espaço Tarumã: antiga estação de tratamento de água abriga Museu e CETS há dois anos

Museu do Saneamento e centro de pesquisa completam dois anos

24/03/2016

Um guarda a memória do saneamento, o outro busca as soluções mais avançadas em termos de tecnologia no setor

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) comemora nesta quinta-feira (24) dois anos de inauguração do Espaço Tarumã, que abriga o Museu do Saneamento e seu Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS). No prédio, funcionava a antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) Tarumã, agora desativada e totalmente reformada para tornar-se local de pesquisas em saneamento e abrigar corretamente as peças e exposições do Museu.

“Sob o mesmo teto, convivem o passado e o futuro da Companhia. É um espaço que junta a memória do saneamento no Estado e toda a história da Sanepar, representada nos mais diferentes objetos, documentos e equipamentos da Sanepar, ao lado de laboratórios e pesquisadores, que buscam e apontam as soluções mais avançadas em termos de tecnologia no setor”, diz o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião.

MEMÓRIA – Uma visita ao Museu do Saneamento é um passeio pela história do setor e do Paraná. Com mais de 8 mil itens já catalogados no acervo, o visitante pode conhecer objetos, equipamentos, vestuário, mobiliário, fotografias, documentação impressa e manuscrita e de áudio e vídeo, projetos técnicos de engenharia e arquitetura que datam desde 1875.

“Nosso objetivo é a correta salvaguarda das coleções do acervo para preservar a memória do saneamento, além de permitir que a população se aproxime dessa memória e conheça nossa história. Além do que já temos no acervo hoje, estamos trabalhando no resgate oral das histórias de empregados e aposentados da Sanepar. Queremos, assim, deixar nosso acervo cada vez mais completo”, explica o coordenador do Museu, Junio Ferreira Lima.

O Museu fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, no Tarumã, em Curitiba, e funciona de terça a sexta-feira das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para agendar uma visita, escreva para visitas@sanepar.com.br .

PESQUISAS – A missão do CETS e de seu corpo técnico, altamente capacitado e especializado, é a investigação científica. O grupo busca o desenvolvimento tecnológico, a descoberta de soluções sustentáveis para as demandas de saneamento e o intercâmbio de informações com profissionais, instituições de ensino e pesquisa. Um dos espaços desses intercâmbios é a Sala dos Continentes, criada para abrigar pesquisadores de instituições estrangeiras, durante seu período de estudos no Brasil. Essas instituições são parceiras da Sanepar nos estudos sobre melhorias nos processos de água, de esgoto e de resíduos sólidos.

“A Universidade do México (UNAM), a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, e a UNESCO-IHE, da Holanda, foram as primeiras a fecharem acordos de cooperação técnica com o CETS. A intenção principal é ampliar a capacidade de resposta da área de pesquisa aos problemas operacionais que a Sanepar enfrenta e, ao mesmo tempo, diminuir os problemas de infraestrutura, ampliar a integração academia-empresa,  internalizar com mais efetividade as soluções geradas e expandir cada vez mais a marca Sanepar para além dos limites da empresa”, diz o gerente da área de pesquisa da Sanepar, Charles Carneiro. O CETS conta ainda com parcerias em andamento com outras duas instituições internacionais de pesquisa e seis nacionais.

Pesquisadores do CETS já publicaram 17 livros e mais de 300 artigos científicos. Entre os temas de pesquisas do CETS estão projetos e treinamentos sobre a eficiência energética nos sistemas de água e de esgoto, secagem e combustão de lodos e escumas, controle de odor, estudos das plantas aquáticas invasoras e eutrofização nos reservatórios, secagem e disposição de lodo de água. O CETS conta também com laboratório de protótipos, estações-piloto de água e de esgoto e biblioteca.

ESPAÇO TARUMÃ – O prédio é patrimônio histórico da cidade. Seu conjunto construtivo foi cadastrado em 2011 como Unidade de Interesse de Preservação (UIP). O local, onde funciona o Museu do Saneamento e o CETS, foi inaugurado em 1945, com a entrada em funcionamento da ETA Tarumã. Essa ETA marca a história do saneamento de Curitiba e do Paraná como a primeira grande obra de engenharia de saneamento, cumprindo o papel de abastecer com água tratada a população de Curitiba (e, posteriormente, Pinhais), por mais de cinco décadas. A ETA fez parte do projeto de ampliação e modernização do sistema de abastecimento de água de Curitiba.

 

 

 

Galeria

  • Espaço Tarumã: antiga estação de tratamento de água abriga Museu e CETS há dois anos
  • Parte interna do acervo exposto do Museu do Saneamento
  • Objetos do acervo do Museu do Saneamento
  • Parte dos laboratórios do CETS
  • Equipe do Museu do Saneamento
  • Equipe do Centro de Tecnologias Sustentáveis da Sanepar (CETS)