Notícias

Foram recolhidos 150 kg de resíduos das margens do Arroio da Madureira

Mutirão recolhe 150 kg de lixo do Arroio da Madureira

26/11/2013

Trabalho coordenado pela Sanepar recolheu plásticos, isopor, vidros, preservativos, roupas, pneus e até lixo eletrônico

Mais de 150 quilos de lixo foram recolhidos das margens do Arroio da Madureira, em Ponta Grossa. A ação marcou o Dia do Rio, comemorado no domingo (24), e teve como principal objetivo provocar uma reflexão na comunidade sobre a importância de se conservar os recursos hídricos. A atividade é parte do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, e contou com a participação de 15 voluntários, entre alunos e professores do Colégio Estadual Polivalente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sanepar. 

Entre os materiais encontrados estavam muitos plásticos, isopor, vidros, preservativos, roupas, pneus e até lixo eletrônico. “O resultado surpreendeu pela grande quantidade de resíduos encontrados, que se tivessem destinação adequada poderiam ter sido reciclados”, destaca Alcileia Félix da Silva, agente da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar. Os materiais recolhidos foram encaminhados para o aterro sanitário.

O estudante Guilherme Ferreira dos Santos ficou entusiasmado com o resultado do mutirão. “Vários moradores pararam para comentar a iniciativa, o que significa que conseguimos chamar a atenção para o problema do lançamento indevido de lixo no arroio, que é de toda a comunidade”, afirma.

O PROJETO – Além de Ponta Grossa, o projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” está sendo realizado em outras 20 cidades do Paraná e envolve 23 escolas estaduais, com objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas. O projeto é promovido através de uma parceria entre a Sanepar, Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (SEED).

Em Ponta Grossa, cerca de 100 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Polivalente, dos períodos diurno e noturno, estão envolvidos no projeto, que teve início em agosto. Através dele, além do mutirão, várias atividades já foram desenvolvidas, como palestras, visita técnica, coleta e análises de amostras. Para realizar as análises, cada colégio que integra o projeto recebeu um kit para o monitoramento da qualidade da água, fornecido pela Sanepar.

A próxima atividade do projeto em Ponta Grossa será uma campanha para a conscientização da comunidade residente nas imediações do Arroio da Madureira, que deve acontecer em dezembro.

 

 

 

Galeria

  • Foram recolhidos 150 kg de resíduos das margens do Arroio da Madureira
  • Projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” é uma parceria entre a Sanepar, Unilivre e SEED
  • Entre os materiais encontrados estavam muitos plásticos, isopor, vidros, preservativos, roupas, pneus e lixo eletrônico
  • Diferença pode ser notada após a limpeza da margem do arroio