Notícias

Um dos desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba

No centenário de Poty, grupo de arte urbana retrata mural do artista no reservatório da Sanepar

21/02/2024

Com grafite, lápis de cor, nanquim e giz de cera, cerca de 40 pessoas desenharam o painel que conta a história do saneamento de Curitiba

 

O mural feito por Poty Lazzaroto e o Reservatório Cajuru, conhecido como Caixa d’Água do Alto da XV, foram o tema dos desenhos feitos pelo grupo Urban Sketchers (USK) Curitiba na tarde do último sábado (17). Cerca de 40 pessoas toparam o desafio proposto pelo Urban Sketchers e fizeram desenhos com grafite, nanquim, lápis de cor, aquarela e giz de cera, entre outros materiais. O grupo curitibano se reúne todos os sábados com o objetivo de retratar a arquitetura, as pessoas e o cotidiano da cidade.

Um dos coordenadores do USK, o artista plástico, ilustrador e designer gráfico Simon Taylor, explica um dos motivos da escolha pelo mural do Poty e pela caixa d’água ocorreram porque o grupo irá participar da exposição “Traços da Cidade 2: Alto da XV e Região”, programada para abril, num shopping daquela região.

“O mural do Poty e a torre da Sanepar são emblemáticos de Curitiba. A torre, em especial, precede os monumentos mais famosos daqui. É uma referência desde a minha infância e, acredito, na de muita gente”, afirma Taylor.

Outro motivo é o fato de que, em março, serão comemorados os 100 anos do nascimento de Poty Lazzaroto (1924-1998), artista curitibano e reconhecimento mundialmente. Inaugurado em 1996, o painel instalado no muro da Sanepar conta a evolução do saneamento na capital. Tem 23 metros de comprimento e três de altura.

URBAN SKETCHER - O Urban Sketcher começou a se formar em 2007, em Seatle, nos Estados Unidos, e tornou-se uma comunidade global de desenhadores urbanos, com a proposta de reunir pessoas, artistas ou entusiastas, em pontos nas cidades onde moram para que desenhem livremente. Está presente em 450 cidades de mais de 70 países, segundo o site https://urbansketchers.org/.

Em Curitiba, o USK existe há nove anos. Os encontros são sempre aos sábados, das 15h às 17 horas, num local previamente marcado nas redes sociais do grupo. Este último foi o 344º encontro do USK Curitiba.  

“Somos um grupo democrático e inclusivo. Participam crianças, donas de casa, engenheiros, artistas, arquitetos, advogados, quem quiser. Basta aparecer. A pessoa é quem escolhe a técnica de desenho e o suporte. Neste último, pela primeira vez, uma mulher usou um vidro como suporte da pintura. Já tivemos pintura em tela. É completamente livre”, afirma Simon.

Segundo ele, os eventos são uma oportunidade de treinar o desenho e também o olhar sobre a cidade. “É uma forma também de preservar o patrimônio e a cultura da cidade. Sentar por duas horas e observar, para desenhar, um dos pontos da cidade é uma maneira de conhecer melhor essa cidade.”

Os endereços do USK Curitiba nas redes sociais são https://www.instagram.com/uskcuritiba?igsh=MWttaG90NHFnbWk2OQ%3D%3D&utm_source=qr e https://www.facebook.com/groups/urbansketcherscuritiba/?ref=share_group_link

 

Galeria

  • Um dos desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Grupo reunido no último sábado - crédito foto: Ari Lopes da Rosa
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba
  • Desenhos do grupo Urban Sketchers Curitiba