Notícias

No Dia do Rio, manancial é reflorestado com mudas nativas

20/11/2012

Para lembrar a importância da mata ciliar e comemorar o Dia do Rio, celebrado no sábado (24), empregados da Sanepar plantaram mudas nativas no entorno da Barragem Piraquara I. O local de plantio integra a Área de Proteção Ambiental (APA) do Piraquara e está sendo chamado de “Trilha do Sanepariano”, pois no local serão os empregados os primeiros a iniciar o reflorestamento. O projeto é destinado a empregados novos, em fase de integração, aos que participam do programa de pré-aposentadoria e a aposentados.
O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, explica que o objetivo é contribuir com a recuperação da mata ciliar às margens da Barragem de Piraquara e, principalmente, promover educação para a sustentabilidade, além de fortalecer identidade, memória e o patrimônio ambiental da Sanepar.
A Barragem foi escolhida por ser importante manancial de abastecimento para cerca de 400 mil habitantes da Região Metropolitana de Curitiba. Inaugurada em 1979, com 3,5 km2 de área de inundação, a Barragem tem capacidade para reservar cerca de 23 milhões de metros cúbicos de água. “Na Barragem, a mata ciliar desempenha papel imprescindível na contribuição para a melhoria da qualidade da água que será captada, tratada e distribuída para nossa população. A mata ciliar é uma proteção para a água assim como os cílios são para os nossos olhos”, explica Weber.
Outra razão para a escolha do local para o plantio é o aniversário de 15 anos do Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), que fica próximo à Barragem. Utilizado para atividades de educação ambiental, o CEAM recebe uma média de duas mil pessoas por ano, entre estudantes, moradores da vizinhança e empregados da Sanepar. Ali funciona um espaço de conservação ambiental, de recursos hídricos, reflorestamento, observação e aprendizado sobre a natureza. O Centro faz ainda a gestão do espaço do entorno, inclusive do Reservatório do Carvalho, o primeiro da região de Curitiba, inaugurado em 1908 e hoje parte do patrimônio histórico. O CEAM recebe visitantes mediante agendamento pelo email: mananciaisdaserra@sanepar.com.br

Galeria