Notícias

Capacidade do sistema de abastecimento dobrou com as novas obras

Nova captação de água de Laranjeiras do Sul entra em operação

10/02/2023

Captação no rio Tapera vai atender a demanda da população, fase de ajuste operacional ainda pode apresentar intercorrências no abastecimento

Na última quarta-feira (8), a Sanepar colocou em operação, em Laranjeiras do Sul, o novo sistema de abastecimento de água da cidade, com a interligação da adutora da nova captação, no rio Tapera, à nova estação de tratamento de água. Com isso, a capacidade de produção do sistema dobrou, o que vai proporcionar o equilíbrio entre a produção e a demanda da população.

Nesta fase, no entanto, com a pressurização das tubulações, ainda poderá haver intercorrências temporárias no abastecimento.  O trabalho é complexo, considerando a extensão de mais de 14 quilômetros de novas adutoras.

De acordo com a gerente geral da Sanepar na região Sudeste, Jeanne Schmidt, todos os esforços estão sendo feitos para que a nova estrutura opere integralmente o mais breve possível e de maneira segura. Porém, somente ao colocar o sistema em carga, se consegue identificar a ocorrência de eventuais pontos de vazamento e efetuar todos os ajustes para sincronizar a estrutura operacional existente com os novos equipamentos. Com isso, ainda poderão ocorrer situações pontuais de baixa pressão nas redes ou falta de água temporária na próxima semana, principalmente para os imóveis que não possuem caixa d’água.

Investimento - A população de Laranjeiras do Sul vem acompanhando, desde 2020, o desenvolvimento das obras da Sanepar na cidade. São aproximadamente R$20 milhões em investimentos na remodelação de todo o seu sistema de abastecimento de água. A nova captação, construída no rio Tapera, aumenta a disponibilidade de água para a população, evitando situações de desabastecimento e melhorando as condições operacionais do sistema. Além da nova captação, o investimento incluiu a ampliação da Estação de Tratamento de Água, 14 quilômetros de novas adutoras, estação elevatória e novos reservatórios, com capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água tratada.

 

Galeria

  • Capacidade do sistema de abastecimento dobrou com as novas obras
  • Capacidade do sistema de abastecimento dobrou com as novas obras
  • Capacidade do sistema de abastecimento dobrou com as novas obras
  • Capacidade do sistema de abastecimento dobrou com as novas obras