Notícias

Nova tecnologia reduz impacto ambiental e acelera obra de reservatórios

09/04/2012

A Sanepar adotou tecnologia desenvolvida na Inglaterra para construção de dois reservatórios que irão ampliar a capacidade de abastecimento de água em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. A tecnologia de placas pré-moldas de aço vitrificado reduz de seis meses para 70 dias o tempo de construção e diminui o número de resíduos no canteiro de obras.

O primeiro reservatório, em fase final de construção no bairro Monte Castelo, terá capacidade para armazenar 750 mil litros. O segundo, na Vila Guarani, poderá reservar até 10 milhões de litros.

Como o aço vitrificado não sofre desgaste com o tempo, ao contrário do concreto, não há necessidade de pintura externa. As placas combinam a força e a flexibilidade do aço com a resistência do vidro à corrosão e não há necessidade de impermeabilização. “Ao mesmo tempo em que melhoramos o atendimento em Colombo, continuamos à frente na busca de tecnologias que melhorem a qualidade de nossos serviços”, diz o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.

A tecnologia também traz vantagens ambientais. “Não há resíduos no canteiro da obra, onde sobram apenas as embalagens das chapas da estrutura que vai sustentar a cobertura e das telhas em alumínio", informa o engenheiro da Sanepar responsável pela obra, João Antonio Merini. O papel, a madeira e o plástico são encaminhados para reciclagem.

As chapas de aço são dimensionadas de acordo com a capacidade de cada reservatório. Na obra da Vila Guarani, serão sete anéis com 46 chapas cada. Cada chapa instalada na base pesa 270 kg; no topo, o peso é 80 kg por chapa. A espessura varia de 9mm a 2,5mm.

A Sanepar investe R$ 5,1 milhões nos dois reservatórios. Juntos, garantirão atendimento com água tratada para 200 mil pessoas que moram nos bairros São Dimas, Roseira, Embrapa, Monte Castelo, Vila Guarani, Vila Zumbi dos Palmares, Guaraituba, Colônia Faria, Araçatuba, Jardim Nezita e vizinhança do Iapar. Ambos devem começar a funcionar no segundo semestre de 2012.

O primeiro reservatório da Sanepar em aço vitrificado é o Arujá, construído em 2008 em São José dos Pinhais.

O primeiro reservatório, no bairro Monte Castelo, terá capacidade para armazenar 750 mil litros. O segundo, na Vila Guarani, poderá reservar até 10 milhões de litros


 

Galeria