Notícias

Novo poço vai reforçar abastecimento de água em Sabáudia

13/02/2017

Gerentes da Sanepar e prefeito se reúnem para conversar sobre obra do novo poço e reservatórios

Com recursos de R$ 2 milhões, a Sanepar está colocando em operação um novo poço no município de Sabáudia, com produção de 50 mil litros de água por hora. Prevista para ser concluída em agosto deste ano, a obra vai aumentar em 80% a produção de água na cidade.

Na sexta-feira (10), o gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Sérgio Bahls, o gerente regional de Arapongas, Rodrigo Junqueira, e o prefeito de Sabáudia, Hugo Manueira, reuniram-se para conversar sobre o andamento do trabalho.

Além do poço, fazem parte da obra de ampliação do sistema de abastecimento de Sabáudia a implantação de cinco novos reservatórios e 6,7 km de adutora - tubulação que vai levar a água do poço até o centro de reservação. Os cinco novos reservatórios terão capacidade total de 100 mil de litros.

Hoje, o sistema de abastecimento da cidade tem três poços, que produzem juntos 63 mil litros/hora, e dois reservatórios de 350 mil litros. “Hoje, estamos com um sistema equilibrado, em que a produção atende a demanda, e esta obra vai dar tranquilidade ao abastecimento por, pelo menos, dez anos”, afirma o gerente regional Rodrigo Junqueira.

Para o prefeito Hugo Manueira, a ampliação do abastecimento é de extrema importância para o desenvolvimento do município. “Sem água, não temos como crescer. Esta obra dá ao município condições para ampliar os loteamentos residenciais e o parque industrial”, avalia.

Durante a reunião, o prefeito solicitou aos gerentes que a Sanepar execute o projeto básico de implantação do sistema de esgotamento sanitário para que ele possa buscar recursos federais para o serviço.

Outro ponto da pauta foi o programa Tarifa Social, que beneficia famílias de baixa renda com tarifa subsidiada. Hoje, 1,95% das 2.700 ligações de água da cidade estão inscritas no programa. Para que mais famílias sejam atendidas, será feito trabalho conjunto entre a Sanepar e a área de Serviço Social da prefeitura.

Em janeiro deste ano, foi assinado entre a Prefeitura de Sabáudia e a Sanepar um contrato de bonificação que dá desconto de 50% das contas de água da administração municipal.

Galeria