Notícias

Visitantes conhecem o caminho das águas numa grande maquete aberta

O caminho das águas atrai visitantes na 36ª edição do Show Rural em Cascavel

07/02/2024

Parceria entre Sanepar e IDR trabalha a educação ambiental e orienta sobre proteção de nascentes

Uma grande maquete, ao ar livre, exemplifica bem as diferenças entre os cursos de águas protegidos ou não, desde a sua nascente, e os impactos que a falta da proteção e da mata ciliar causam na qualidade da água. O trabalho desenvolvido em parceria entre a Sanepar e o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) tem atraído o público visitante do Show Rural Coopavel.

Visitando o Show Rural, na terça-feira (6), as agriculturas Nair Feltrin Lingoski e Renita Mattei Lingoski, ambas de Cafelândia, no Oeste do Estado, se mostraram entusiasmadas com a apresentação lúdica e didática. “É um trabalho muito bom. Com esse caminho fica mais fácil entender a importância de cuidarmos dos rios. Ensinando, as instituições ajudam a melhorar a qualidade da água”, disse Nair.

O caminho da água está aberto a todos os visitantes até sexta-feira (9), no espaço anexo ao estande da Sanepar, na área do IDR, das 8 horas às 17h30. O percurso visa provocar a reflexão sobre os cuidados com a água do planeta e a importância da preservação ambiental.

PROGRAMAS – No estande da Sanepar, painéis apresentam programas institucionais da Sanepar de cunho ambiental. Um dos exemplos é o Fundo Azul, pelo qual a Sanepar investe em projetos de conservação, preservação e recuperação de bacias de mananciais e em áreas de recargas de poços. O programa é desenvolvido em parceria com órgãos estaduais, universidades, prefeituras, cooperativas e demais instituições.

A Sanepar mostra também o Programa Sanepar Rural que tem por finalidade auxiliar as prefeituras a levar água tratada a comunidades rurais, quilombolas e aldeias indígenas. A implantação dos sistemas de abastecimento nessa modalidade é feita em parceria com os municípios e com as comunidades beneficiadas.

Outro importante projeto é o da fertirrigação e reúso das águas servidas. A aplicação dele está sendo estudada para uso em pomares e culturas que não são consumidas cruas, em áreas de reflorestamento e em irrigações paisagísticas ou esportivas, entre outros.

Galeria

  • Visitantes conhecem o caminho das águas numa grande maquete aberta
  • Nair e Renita Lingoski percorrem o trajeto ambiental
  • A importância de ensinar a cuidar é destacada por Nair Lingoski