Notícias

Obras vão mais que dobrar capacidade de produção e reservação de água em Apucarana

Obras da Sanepar avançam e vão garantir mais do que o dobro de produção e reservação de água em Apucarana

06/12/2022

Investimentos de cerca de R$ 55 milhões serão detalhados em reunião com moradores

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) fará na quinta-feira (8) mais uma reunião com moradores dos Jardins Sumatra I e II, em Apucarana, com o objetivo de apresentar detalhes das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água. A Companhia está investindo de R$ 55 milhões nas obras que vão garantir mais do que o dobro de produção e de reservação de água na cidade.

Já foram concluídos dois reservatórios de concreto, na Rua Galdino Gluck Júnior, e dois de aço vitrificado nas regiões Sudoeste e Oeste. Somados, os novos reservatórios têm capacidade de armazenar 10 milhões de litros de água potável. Os reservatórios e mais duas novas estações elevatórias devem entrar em operação em maio do próximo ano; antes disto, será entregue a obra de melhorias elétricas na estação de tratamento de água. Também estão em andamento obras para interligar três poços ao sistema existente. O pacote inclui a implantação de 10 quilômetros de adutoras e tem previsão de conclusão até o fim de 2023.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, destaca o salto na capacidade de reservação do sistema dos atuais 8 milhões de litros para 18 milhões. “Nossa reservação vai mais que dobrar”, afirma. Ele explica que as elevatórias também têm importante função diante da topografia desafiadora da cidade. “Apucarana situa-se num espigão e estas grandes elevatórias e as redes vão nos ajudar a levar água das regiões mais baixa para a mais altas. Isto irá garantir qualidade, quantidade e regularidade de abastecimento para toda a população”, ressalta.

ATIVIDADES – A reunião de quinta-feira (8) será a partir das 19h30 na Escola Fernando José Acosta, na Rua Ilson Ferreira Guerra, 405. E, no dia 16 de dezembro, será promovido um curso de Manutenção Hidráulica, visando a identificação e conserto de pequenos vazamentos. O evento é direcionado para mulheres, mas as vagas também podem ser preenchidas por homens. O objetivo do curso é habilitar os participantes para resolver questões simples de hidráulica sem ajuda de ninguém.

As inscrições para o curso podem ser feitas diretamente no CRAS II (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Sumatra ou pelo telefone (43) 99124-1874.

Moradores dos Jardins Sumatra e Colonial também estão recebendo visitas de agentes socioambientais que explicam sobre as obras e a importância do uso consciente da água. Os agentes nem precisam entrar no imóvel para passar orientações aos moradores.

Galeria

  • Obras vão mais que dobrar capacidade de produção e reservação de água em Apucarana
  • Quatro novos reservatórios, duas elevatórias e mais três poços estão sendo interligados ao sistema
  • Obras incluem 10 km de adutora e melhorias nas instalações elétricas da ETA