Notícias

Obras vão elevar a 90% o tratamento de esgoto

07/11/2014

Prefeitura já recebeu projetos da Sanepar e deve abrir licitação para a obra nas próximas semanas

Com cerca de 20 mil habitantes, Jandaia do Sul, na região de Apucarana, vai começar uma nova etapa das obras que vão ampliar o atendimento com coleta e tratamento de esgoto para 90%. Na tarde desta quinta-feira (6), a Sanepar entregou ao prefeito Dejair Valério os projetos que possibilitam a abertura de licitação para a contratação das obras de ampliação da estação de tratamento de esgoto, da construção de cinco estações elevatórias e implantação de tubulações como interceptores e emissário, além de travessias. Essa fase vai receber investimentos de R$ 7,7 milhões obtidos pela Prefeitura junto ao PAC/Funasa.

Assim que forem iniciadas as obras, o prazo de conclusão é de dois anos. Em março de 2015, será concluída a execução de 62 km de rede coletora – que teve início em agosto de 2013 – com investimentos de R$ 5,9 milhões, também do PAC/Funasa. Além de elaborar todos os projetos de engenharia – parte civil e elétrica – a Sanepar é responsável pela desapropriação de áreas urbanas, pela fiscalização e medição de todas as fases da obra.

O gerente regional da Sanepar em Apucarana, Rui Mendes Júnior, explica que a construção das cinco estações elevatórias vai permitir que a coleta do esgoto seja feita em toda a cidade. “Jandaia tem uma topografia muito acidentada e só as elevatórias garantem esse serviço, o que vai beneficiar a área ambiental”, disse.

“Tenho que agradecer ao governo federal, pelos recursos, e à Sanepar, por essa parceria, porque é um êxito uma cidade de pouco mais de 20 mil habitantes atingir 90% de esgotamento sanitário. É um índice surpreendente que garante mais qualidade de vida para a população”, afirma o prefeito Dejair.

 

 

 

Galeria